Ygor Coelho vai à final do Brazil International Series

Carioca passou por alemão sem maiores dificuldades e enfrentará guatemalteco Kevin Cordón na decisão

É final! O brasileiro Ygor Coelho derrotou o alemão Matthias Kicklitz por 2 sets a 0 (21/17 e 21/10), neste sábado (12), e se garantiu na semifinal do Brazil International Series de badminton, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Seu adversário da decisão será o guatemalteco Kevin Cordón, que passou pelo também brasileiro Jonathan Matias na semifinal.

Atualmente na 58ª colocação do ranking mundial, Ygor Coelho é o cabeça de chave número 2 do Brazil International Series. Repetindo o que aconteceu em seus três primeiros jogos no torneio, o carioca venceu Kicklitz com autoridade, levando a melhor em sets diretos. Ygor teve total controle da partida, que durou 30 minutos.

A final será contra Kevin Cordón, uma lenda do badminton continental que foi duas vezes medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos. O guatemalteco derrotou Jonathan Matias e impediu uma final 100% brasileira na decisão. Cordón levou a melhor em 2 sets a 0 (21/11, 21/13). O guatemalteco é o 54º do mundo, enquanto Jonathan aparece em 65º lugar.

Duplas nas finais

Além da disputa individual masculina, o Brasil terá representantes em outras três finais do Brazil International Series de badminton. Pela chave de duplas femininas, Jaqueline Lima e Samia Lima atropelaram as chilenas Astorga Camila/Quilodran Rosa e venceram com parciais de 21/7 e 21/9. Cabeças de chave número 1, elas enfrentarão as mexicanas Haramara Gaitan/Sabrina Solis na final.

Pela dupla mista, Davi Silva e Sânia Lima derrotaram os guatemaltecos Jonathan Solis/Diana Soto por 2 a 0 (21/19 e 21/17) e se garantiram na decisão para encarar os argelinos Koceila Mammeri/Tatina Mammeri. Os adversários foram os responsáveis por bater os brasileiros Fabricio Farias/Jaqueline Lima, cabeças de chave número 1, por duplo 21/18.

Por fim, no torneio de duplas masculinas, Fabricio Farias e Davi Silva derrubaram os guatemaltecos Anibal Marroquin/Jonathan Solis, cabeças de chave número 2, em duplo 21/15. Assim, eles se garantiram na final, onde enfrentarão os principais favoritos Koceila Mammeri/Youcef Medel, da Argélia.

Vale destacar que não há disputa de terceiro lugar nos torneios do circuito mundial de badminton, ou seja, os eliminados na semifinal ficam com a medalha de bronze. Além de Jonathan Matias e Fabricio Farias/Jaqueline Lima, Jeisiane Alves também caiu na semifinal, no individual feminino, perdendo para Kate Ludik, de Ilhas Maurício, em 21/15 e 21/19. As finais ocorrerão neste domingo (13).

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Badminton

A derrota de Vinícius Costa para o indiano Sivarajan Solaimalai impediu o duelo dele com o compatriota Vitor Tavares na semifinal do Internacional do Bahrein de Parabadminton
Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
João Gabriel Carbajal e Vinícius Costa venceram seus jogos nas duplas. Já no individual, o atleta da SH6 ganhou e o da SU5 perdeu no Bahrein. Vitor Tavares estreia nesta quarta-feira (14)