Equipe brasileira é campeã no Campeonato Sul-Americano de badminton no Peru

Depois de ganhar a prata no sub-19 e o ouro no Sub-15, o Brasil mostrou sua força na categoria adulto e subiu ao lugar mais alto do pódio na disputa por equipes no Campeonato Sul-Americano de badminton. O time brasileiro levou a melhor sobre Peru, Chile e Argentina para ficar com a medalha de ouro no torneio que está sendo disputado em Lima.

As disputas começaram no sábado, quando o Brasil passou sem problemas pela Argentina por 5 a 0 e ganhou apertado do Peru por 3 a 2. A confirmação do título veio no domingo com a vitória de 4 a 1 sobre o Chile.

O resultado determinante para a conquista do título sul-americano foi a vitória sobre os donos da casa no sábado. Foram cinco confrontos equilibrados e emocionantes.

O Brasil saiu atrás no confronto ao perder nas duplas mistas. Matheus Voigt e Bianca Lima caíram diante de Diego Mini e Luz María Zornoza por 28/26 e 21/17 e Daniela Macias fez 2 a 0 para o Peru ao vencer a disputa de simples feminina.

O Brasil reagiu com as vitórias de Alisson Vasconcelos sobre José Guevara no simples masculino e nas duplas femininas. A definição ficou para as duplas masculinas e Matheus Voigt e Alison Vasconcelos derrotaram Barrueto e Guevara para levar o Brasil à vitória e à medalha de ouro por equipes do Campeonato Sul-Americano de badminton.

A partir desta segunda-feira começa a disputa nas categorias individuais no Campeonato Sul-Americano de badminton. O torneio se encerra na quarta-feira em Lima.

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Badminton

Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
João Gabriel Carbajal e Vinícius Costa venceram seus jogos nas duplas. Já no individual, o atleta da SH6 ganhou e o da SU5 perdeu no Bahrein. Vitor Tavares estreia nesta quarta-feira (14)
Dupla brasileira fez campanha quase perfeita no Internacional de badminton e faturou a prata após derrota para japoneses