Brasil garante 12 medalhas no International Series em Teresina

Com vagas para as semifinais, Brasil assegura 12 medalhas no International Series de Teresina

O Brasil garantiu 12 medalhas no International Series de badminton em Teresina, no Piauí, após assegurar seus representantes nas semifinais dos torneios em disputa. Jonathan Matias, Donnians Oliveira e Juliana Vieira foram os principais destaques desta sexta-feira (16), avançando nas chaves individuais. Na chave de duplas, o país tem nove parcerias no top-4 da competição.

+ Felipe Meligeni e Thiago Monteiro perdem seus jogos e Brasil se complica na Copa Davis

Para se garantirem nas semifinais do torneio individual masculino, Jonathan Matias e Donnians Oliveira precisaram passar por compatriotas nas quartas de final. Ambos cabeças de chave, Jonathan bateu Waleson Santos em duplo 21/12, enquanto Donnians derrotou Willian Guimarães em 21/14 e 21/13. Na semifinal, Jonathan terá o português Bernardo Atilano pela frente. Já Donnians vai encarar o salvadorenho Uriel Artiga, principal favorito ao título do torneio.

Jonathan Matias badminton International Challenge do México badminton
Jonathan Matias é um dos semifinalistas do masculino (Foto: Panam Sports/arquivo)

Entre as mulheres, Juliana Vieira se garantiu em duas semifinais. Em simples, ela passou com sobras pela peruana Ines Salazar, uma das cabeças de chave do torneio, vencendo por 2 sets a 0 (21/1 e 21/9). Na semi, enfrentará a mexicana Haramara Gaitan, cabeça de chave número 1. Já nas duplas, Juliana e Jeisiane Alves passaram por Sayane Lima/Julia Vieira em 21/14 e 21/16 e se garantiram para enfrentar as guatemaltecas Diana Soto/Nikte Sotomayor.

Duplas

Quem também garantiu duas semifinais, incluindo na chave de duplas femininas, foi Jaqueline Lima. Ao lado de Samia Lima, ela venceu Maria Clara Lima/Maria Julia Nascimento por W.O e agora vai enfrentar Monaliza Feitosa/Lorena Vieira. Nas duplas mistas, Jaque tem como parceiro Fabricio Farias. Cabeças de chave número 1, eles passaram por Waleson Santos/Sayane Lima em duplo 21/13 e vão enfrentar Matheus Voigt/Tamires Santos por um lugar na final.

Jeisiane Alves e Juliana Vieira Brazil International Series badminton
Jeisiane Alves e Juliana Vieira em ação (Foto: Gwen Maitre)

Cabeças de chave número 2, Fabricio Farias e Francielton Farias enfrentarão Waleson Santos/Marcos Sousa no torneio de duplas masculinas. Izak Batalha e Matheus Voigt terão os guatemaltecos Anibal Marroquin/Jonathan Solis, cabeças de chave número 1, pela frente na outra semifinal.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Vale destacar que não há disputa de terceiro lugar no badminton. Assim, os semifinalistas garantem a medalha de bronze. Todas as partidas de semifinal do International Series de Teresina acontecerão neste sábado (17), a partir das 09h. As finais estão programadas para o domingo (18). Ao todo, 75 atletas de oito países iniciaram participação na competição.

Programação das semifinais:

Davi Silva/Sania Lima x Jonathan Solis/Diana Soto (GUA) – duplas mistas
Fabricio Farias/Jaqueline Lima x Matheus Voigt/Tamires Santos – duplas mistas
Haramara Gaitan (MEX) x Juliana Vieira – simples feminino
Uriel Artiga (ESA) x Donnians Oliveira – simples masculino
Bernardo Atilano (POR) x Jonathan Matias – simples masculino
Anibal Marroquin/Jonathan Solis (GUA) x Izak Batalha/Matheus Voigt – duplas masculinas
Waleson Santos/Marcos Sousa x Fabricio Farias/Francielton Farias – duplas masculinas
Jeisiane Alves/Juliana Vieira x Diana Soto/Nikte Sotomayor (GUA) – duplas femininas
Jaqueline Lima/Samia Lima x Monaliza Feitosa x Lorena Vieira – duplas femininas

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Badminton

A derrota de Vinícius Costa para o indiano Sivarajan Solaimalai impediu o duelo dele com o compatriota Vitor Tavares na semifinal do Internacional do Bahrein de Parabadminton
Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
João Gabriel Carbajal e Vinícius Costa venceram seus jogos nas duplas. Já no individual, o atleta da SH6 ganhou e o da SU5 perdeu no Bahrein. Vitor Tavares estreia nesta quarta-feira (14)