Fabrício Farias joga por duas vagas nas oitavas do Mundial Jr.

Fabrício Farias é o principal destaque do Brasil no Campeonato Mundial Júnior de Badminton, que está sendo disputado em Yogykarta, na Indonésia. O atleta está na briga tanto na chave de simples como na chave de duplas, ao lado de Waleson Vinicius Evangelista Santos, por vaga nas oitavas de final do torneio. Nas duas competições, ele terá japoneses como adversários.

No individual masculino, Fabricio Farias conseguiu o primeiro resultado positivo diante de Emmanuel Botwe, de Gana, na segunda-feira, vencendo com facilidade por 21/5 e 21/10. Em seguida, passou pelo malaio Aidil Sholeh Ali Sadikin, ganhando os dois primeiros games por 21/13 e 21/16. Com os resltados positivos, Fabricio disputa, nesta quarta-feira (18), uma vaga nas oitavas de finalcontra o japonês Takuma Obayashi. Waleson Vinicius Santos, por sua vez caiu na estreia para Nguyen Hai Dang, do Vietnã.

Já no feminino, Jaqueline Lima começou a disputa vencendo a americana Disha Gupta, com o placar de 23/21, 13/21 e 21/13. No segundo jogo, porém, venceu o primeiro game por 21/15, mas sofreu a derrota de virada para Gayatri Gopichand Pullela, da Índia, nos dois games seguintes, por 21/18 e 21/11, caindo no terceiro round. Na mesma categoria, Juliana Viana entrou em quadra para enfretar Lile Lanchava, da Geórgia, vencendo por 21/9 e 21/7. No terceiro round, diante de Anastasiia Pustinskaia, da Rússia, porém, a brasileira não conseguiu a terceira vitória na competição, perdendo para a adversária por 21/14 e 21/16. Samia Lima iniciou a disputa com uma derrota para Vera Ellingsen, da Noruega – 21/17 e 21/17.

Nas duplas masculinas, Fabricio Farias e Waleson Vinicius Evangelista Santos venceram os sul-africanos Jarred Elliot e Sean Noone por 2 sets a 0, com 21/8 e 21/10 e enfrentam nesta quarta-feira (18) os japoneses Mahiro Kakeno e Yunosuke Kubota. Nas femininas, Jaqueline Lima e Samia Lima perderam para Vivien Sandorhazi, da Hungria, e Tereza Svabikova, da República Tcheca, com parciais de 21/14 e 21/15.

Na competição de duplas mistas, Fabricio Farias e Jaqueline Lima enfrentaram Renaldi Samosir e Hediana Julimarbela. A parceria brasileira, no entanto, perdeu os dois primeiros games por 21/9 e 21/19 e foi eliminada ainda no primeiro round. Em seguida, foi a vez de Waleson Vinicius Santos e Juliana Viana disputarem com Pavel Piltoyan e Lile Lanchava, da Geórgia. Desta vez, os brasileiros venceram por 21/6 e 21/7 e avançaram ao segundo round, mas acabaram derrotados pelos malaios Eng Cheong e Ee Wei Toh, da Malásia por 21/11 e 21/11.

Marina Balbino

Mais em​ Badminton

Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
João Gabriel Carbajal e Vinícius Costa venceram seus jogos nas duplas. Já no individual, o atleta da SH6 ganhou e o da SU5 perdeu no Bahrein. Vitor Tavares estreia nesta quarta-feira (14)
Dupla brasileira fez campanha quase perfeita no Internacional de badminton e faturou a prata após derrota para japoneses