Com apenas 12 anos, Juliana Viana conquista torneio de badminton na Bélgica

A atleta brasileira, Juliana Viana, conquistou nessa segunda-feira (17), o Ouro na Simples Feminina de badminton, ao derrotar a atleta Hungara Kitti Szotak, nos dois games decisivos na final do Victor Jot U17 2017, realizado em Edegem, na Bélgica.

Natural do Piauí, um dos estados celeiros de grandes atletas do badminton nacional, Juliana Viana está treinando na Espanha, com o professor Francisco Alvarez Dacal, onde a atleta está fazendo parte de um intercâmbio esportivo em busca de melhor qualificação.  E os resultados já podem ser observados.

“Juju”, como é conhecida, evoluiu muito do último campeonato disputado, o IX Spanish Junior 2017 , realizado no início do mês passado, na Espanha, para este que foi realizado no ginásio Sporthal Den Willecom, desde o dia 13 de abril, quando foram iniciados os jogos nas modalidades Simples Masculina e Feminina, Duplas Masculinas, Femininas e Mista.

 No primeiro torneio Juliana Viana não avançou muito, mas, agora, sua disposição para a vitória estava certa. Ela chegou ainda a jogar na Dupla Feminina na competição, mas logrou êxito mesmo foi na Simples Feminina, onde derrotou a adversária Kitti Szotak, na final, com parciais de 16-21/17-21, garantido pódio no campeonato, após também derrotar todas as outras adversária e chegar à final, invicta.

Com apenas 12 anos, Juliana Viana já estaria disposta a ser um dos destaques do badminton brasileiro. Sua temporada na Europa visa justamente proporcionar ao talento brasileiro as condições necessárias para que o perfil da atleta melhore e muito a sua colocação na Ranking Mundial da BWF, onde hoje ocupa, com tão pouca idade, a posição 213 no Womens Singles.

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Badminton

Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
João Gabriel Carbajal e Vinícius Costa venceram seus jogos nas duplas. Já no individual, o atleta da SH6 ganhou e o da SU5 perdeu no Bahrein. Vitor Tavares estreia nesta quarta-feira (14)
Dupla brasileira fez campanha quase perfeita no Internacional de badminton e faturou a prata após derrota para japoneses