Medalhistas paralímpicos participam do Brasileiro

Petrúcio Ferreira, Yohansson do Nascimento e Alan Fonteles vão disputar o Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico

A partir desta sexta-feira, 28, 522 atletas competem no Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico. O evento será realizado no Centro de Treinamento Paralímpico até o domingo, 30. Dentre os inscritos estão quinze medalhistas paralímpicos como: o paraibano Petrúcio Ferreira, ouro nos 100m na classe T47 (amputados de membros superiores) dos Jogos Rio 2016, o alagoano Yohansson do Nascimento, campeão paralímpico nos 200m em Londres 2012, e o paraense Alan Fonteles, também campeão em 2012.

Ao todo, 23 estados brasileiros mais o Distrito Federal estarão representados na competição. São Paulo é o Estado com mais competidores: 115 no total. Esta é a primeira vez que a competição será chamada de Brasileiro, anteriormente conhecido como a terceira etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo.

“A mudança do formato, além de trazer resultados e índices para definirmos os atletas das competições do próximo ano, vai declarar oficialmente os campeões brasileiros de suas classes”, comenta Ricardo Melo, coordenador da modalidade no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

A disputa é a última do ano na modalidade que contou, ao longo de 2018, com quatro etapas regionais (Norte e Nordeste, Centro-Leste, Rio/ Sul e São Paulo) e duas nacionais – ambas no CT Paralímpico, em que os atletas pontuaram para se classificar para esta etapa. Os oito melhores em cada classe puderam se inscrever e os resultados da competição já serão usados como base para a preparação dos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019.

Paulo Chacon

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaAtletismo

Cátia Oliveira, ao lado de Joyce de Oliveira, conquistou seu segundo ouro no evento da Eslovênia. Brasileiras cederam apenas um set durante toda a campanha
Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.
Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)