Marchadores Erica Sena e Caio Bonfim competem na China

Entre os melhores do mundo, Erica Sena e Caio Bonfim competem no IAAF Race Walking Challenge 2018, que será realizado em Suzhou, na China

A oitava e última etapa da IAAF Race Walking Challenge 2018 será disputada nesta segunda-feira (dia 24), a partir das 09:30 (22:30 de Brasília), em volta do lago Taihu no distrito de Wuzhong, na cidade Suzhou, na China. A competição reunirá alguns dos principais marchadores do planeta nas provas de 20 km e definirá os campeões do circuito deste ano.

O Brasil estará representado por oito atletas, com destaque para Caio Bonfim (CASO-DF), medalha de bronze no Mundial de Londres-2017, e Erica Rocha de Sena (Orcampi Unimed-SP), quarta colocada no Mundial de Marcha Atlética de Taicang, na China, em maio último, e campeã do IAAF Race Walking Challenge 2017.

Estão inscritos na competição, que terá três dias de disputas, uma maneira de divulgar a marcha, uma modalidade já popular na China, os brasileiros José Alessandro Bagio (FME Timbó-SC), Moacir Zimmermann (AABLU), Max Batista dos Santos (CASO-DF), Tiago do Nascimento Fonseca (São Paulo Kiatleta), Elianay Pereira Barbosa (CASO-DF) e Nair da Rosa (AABLU-DF).

A pernambucana Erica de Sena briga pelo vice-campeonato do circuito de marcha da IAAF 2018. Ela ocupa a terceira colocação na classificação parcial, com 23 pontos. A chinesa Shijie Qieyang é a virtual campeã, com 34 pontos. A mexicana Maria Guadalupe González, segunda colocada, está fora da briga, porque não disputou o número mínimo de etapas.

“Tenho de fazer uma boa prova para não ser surpreendida por outras marchadoras”, explicou Erica, no sábado (15), durante a conquista de mais um título do Troféu Brasil Caixa de Atletismo, em Bragança Paulista (SP).

Os marchadores participam na terça-feira (25), na cidade nova de Wuzhong Taihu, de uma competição de 12 km, e no dia seguinte (26), de outra prova de 12 km, também individual e por equipes em Mudu.

No ano passado, Caio Bonfim e Erica de Sena conquistaram as medalhas de bronze no evento individual. Por equipes, os brasileiros foram campeões. Caio Bonfim competiu ao lado de Andrés Chocho, Isaac Palma, Ever Palma e Lebogang Shange, pela Latin Power, que venceu com 10:29:05.

No feminino, as Latinas, equipe formada por Erica de Sena, Sandra Arenas e Kimberly García, com o tempo acumulado de 11:25:18, ganhou com mais de seis minutos de vantagem sobre a Heroes, de Antonella Palmisano, Brigita Virbalyte-Dimsiene e Viktoria Madarasz, com 11:31:51.

João Fraga

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa