Érica de Sena conquista 8º título do Troféu Brasil na marcha

A marchadora Érica de Sena agora segue para a China para a disputa do Around Taihu International Race Walking, na cidade de Suzhou, última etapa do Circuito Mundial; Lucas Mazzo levou a prata e Elysle Albino o bronze nos 20 km.

Recordista sul-americana, medalhista mundial e campeã do Circuito Mundial, Érica Rocha de Sena conquistou seu 8º título consecutivo do Troféu Brasil de Atletismo nos 20 km de marcha atlética, neste sábado (15), em Bragança Paulista. O IVCL Orcampi ainda teve mais dois medalhistas na prova: Lucas Gomes de Souza Mazzo foi vice-campeão e Elysle da Silva Albino conquistou o bronze.

Após um primeiro dia de Troféu Brasil com muita chuva, a marcha abriu o segundo dia, a partir das 6 horas, com tempo nublado, mas sem precipitação. “A temperatura estava boa, mas achei o circuito (de rua) um pouco pesado. No finalzinho comecei a sentir algumas dores”, disse Érica, que completou a prova em 1h45min49. “Mas é sempre uma alegria competir no Brasil. Gosto muito de voltar e disputar o Troféu Brasil”, afirmou a pernambucana de 33 anos, que mora em Cuenca (Equador) desde 2011.

O próximo desafio de Érica é o Around Taihu International Race Walking, na cidade de Suzhou, última etapa do Circuito Mundial – ela viaja para a China amanhã, domingo.

Além de Érica, o IVCL Orcampi também teve a estreante Elysle no pódio – natural de Natal (RN) e treinada por Adauto Domingues, ela foi terceira colocada com o tempo de 1h54min29. “Eu comecei bem a prova, mas no finalzinho sofri. Mas é o meu primeiro Troféu e já consegui o pódio, fiquei muito feliz. A Érica me incentiva muito, desde sempre. Eu parei um tempo e ela sempre me incentivou a voltar, é uma das pessoas que mais torce por mim”, comemorou. A equipe de Campinas ainda teve a participação de duas jovens atletas nos 20 km da marcha feminina: Elica de Oliveira Costa ficou em 7º lugar (2h03min30) e Joyce Vieira Pereira foi a 12ª colocada (2h18min58) – ambas têm apenas 18 anos.

Na prova masculina, Lucas Mazzo conseguiu sua melhor marca na temporada e ficou com a medalha de prata com o tempo de 1h30min29. “No começo do ano tive uma lesão no joelho direito, mas sabia que tinha bastante tempo de recuperação até o Troféu. Na prova tentei ir crescendo. Fui bronze em 2016 e 2017, e queria subir mais um degrau”, disse o marchador, também de 24 anos e treinado por Adauto. Lucas também vai para a China e espera melhorar sua performance. “A prova será de um nível bem forte, mas quero brigar de igual para igual.”

Marina Balbino

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa