Erica Sena é atração no Mundial de Marcha Atlética no México

O Brasil terá três representantes na terceira etapa do IAAF Race Walking Challenge 2017 – o Circuito Mundial de Marcha Atlética -, neste domingo (dia 19), na cidade de Monterrey, no México. O destaque brasileiro será a pernambucana Erica Rocha de Sena (BM&FBovespa-SP), que no domingo passado (12) conquistou a medalha de prata na prova de 20 km da etapa de Ciudad Juárez, também no México.

Os outros brasileiros que participarão, segundo o site da organização do evento, são o catarinense Jonathan Riekmann (AABLU-SC), nos 50 km, e a paranaense Edilaine Maria Vidotto Rech (Metahum/CDS Informática-PR), nos 50 km feminino.

Sétima colocada nos 20 km nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, Erica, de 31 anos, alcançou o índice para o Mundial de Londres, marcado para agosto próximo, em sua primeira prova da temporada, ao completar a competição de Ciudad Juárez, em 1:30:39.

Recordista sul-americana com 1:27:18, ela espera melhorar a marca durante a temporada. “É normal evoluir com a sequência de competições. Ao contrário dos anos anteriores, agora não estou preocupada com o recorde. Sei que vai sair naturalmente”, disse a atleta.

O Comitê Organizador da competição deu o nome ao evento de “Memorial Herzy Hausleber”, dedicado ao treinador de origem alemã que transformou o México numa das potências mundiais da marcha atlética.

O circuito de domingo será montado no Parque Fundidora, localizado numa antiga colônia trabalhadora na região oeste de Monterrey. Um dos coordenadores técnicos do evento é Daniel Bautista Rocha, medalha de ouro nos 20 km PAN da Cidade do México 1975 e nos Jogos Olímpicos de Montreal 1976.

Já o coordenador geral é Raúl González Rodríguez, que em 1978 quebrou duas vezes recorde mundial dos 50 km, com 3:45:52 e 3:41:20. Foi medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984.

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa