Dupla brasileira embarca para a disputa do Sul-Americano de maratona no Chile

O mineiro Franck Caldeira de Almeida (BM&FBovespa-SP) e a pernambucana Mirela Saturnino de Andrade (Projeto Atletismo Campeão-PE), convocados para representar o País no Campeonato Sul-Americano de Maratona, viajam nesta sexta-feira (dia 17) para o Chile. A competição será disputada no próximo domingo (19), na cidade de Temuco.

Os dois maratonistas terão a companhia do treinador Celso Ficagna (SP), que também embarca no voo JJ 8026, da LATAM. A decolagem está prevista para as 08:05 no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo.

Franck Caldeira, 13º colocado na maratona da Olimpíada de Londres 2012, terminou a temporada de 2016 na liderança do Ranking Brasileiro dos 42,195 km, com a marca de 2:13:17, obtida no dia 29 de maio, em Hamburgo, na Alemanha.

Já Mirela garantiu a convocação por ter conquistado a medalha de bronze na Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro de 2016, com o tempo de 2:47:02, que lhe assegurou o quinto lugar no Ranking Brasileiro da temporada.

No Sul-Americano do ano passado, em Montevidéu, no Uruguai, a mineira Rosangela Faria foi a única representante do Brasil. Ela conquistou a medalha de bronze, com 2:48:31.

O Brasil participa do Campeonato Sul-Americano com recursos do Programa Caixa de Seleções Nacionais da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), patrocinada pela Caixa Econômica Federal.

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa