Thiago Braz quebra jejum e Nubia Soares vira top-3 do mundo

Pelo Meeting de atletismo em Les Rouen, Thiago Braz e Nubia Soares alcançam marcas importantes e ainda levam o ouro na França

Dois brasileiros participaram nesta segunda-feira (dia 17) do Meeting de atletismo em Rouen, na França. Thiago Braz competiu no salto com vara, enquanto Nubia Soares participou da prova do salto triplo. Ambos ficaram com o ouro nas respectivas provas, além de anotarem marcas pessoais importantes.

+ CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DE TODAS AS PROVAS

O campeão olímpico Thiago Braz da Silva foi o grande vencedor na prova do salto com vara. Braz saltou 5,70 metros, melhor marca dele na temporada, e subiu no lugar mais alto em Rouen. Com 5,70 metros, o o brasileiro está em 17º. do ranking mundial. A melhor marca do ano é do americano Sam Kendricks com 5,96 metros.

Não foi uma prova com muitos nomes fortes, mas fazia tempo que o Thiago não ganhava. No entanto, o brasileiro vem subindo de rendimento, tanto que tinha feito sua melhor marca na temporada na última semana, em Rabat, Marrocos. Com a medalha de ouro na França, Thiago Braz volta a vencer após alguns meses. A última vitória dele foi exatamente em Rouen, em fevereiro, durante o circuito indoor. A última vitória outdoor foi no Troféu Brasil de 2017, em junho, com 5,52 metros. E a última vitória dele outdoor internacional tinha sido na Olimpíada de 2016.

O francês Axel Chapelle ficou em segundo lugar, com 5,60 m, seguido do argentino Germán Chiaraviglio, com 5,45 m. Thiago começou a disputa com o sarrafo a 5.45 metros. Na primeira tentativa, ele errou, mas passou na segunda chance. Depois ele passou de primeira a 5,60 metros, ganhando confiança. Com o sarrafo a 4,70 metros, o brasileiro também passou de primeira e assumiu a ponta. O francês Axel tentou por três vezes passar a marca dos 4,70 metros, mas não conseguiu e Thiago sagrou-se campeão.

No salto triplo, Nubia Soares completou a prova na primeira colocação, com 14,69 metros, terceira melhor marca do ano. A mineira quebrou pela segunda vez nesta temporada o recorde brasileiro do salto triplo, na disputa do Meeting de Sotteville-les-Rouen, na França.

Com o resultado, Nubia subiu três posições, assumindo a terceira colocação do ranking mundial na modalidade. A líder do ranking é a colombiana Caterine Ibarguen, que tem no ano a marca de 14.96.

O recorde brasileiro anterior de Nubia era de 14,59 m (0.8), obtido nos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba, na Bolívia, em junho passado. “Estou muito feliz. Os meus treinos já começaram a dar resultados e o objetivo e ultrapassar a barreira dos 15 metros”, disse a atleta, que mora e treina na cidade de Guadalajara, na Espanha, com o técnico cubano Ivan Pedroso.

Completando o pódio no salto triplo em Roeun, as portuguesas Lecabela Quaresma e Patricia Mamona ficaram na segunda e na terceira colocações, com a mesma marca: 14,19 m (2.6) e 14,19 m (1.9), respectivamente. Nubia conseguiu a marca de 14,69 na segunda tentativa. Como as suas rivais não incomodavam, a brasileira administrou sua posição, resguardou-se e não fez mais nenhum salto válido.

João Fraga

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa