Brasil estreia com quatro medalhas em Cochabamba

Na abertura do atletismo nos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba, Brasil conquista quatro medalhas nesta terça-feira (5)

O Atletismo do Brasil estreou nesta terça-feira (dia 5) nos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba, na Bolívia, enfrentando os principais atletas do continente no Estádio GAMC, no Parque La Torre, num evento promovido pela ODEPA e com delegação nacional formada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). A equipe ganhou quatro medalhas – duas de prata e duas de bronze.

A primeira medalha brasileira na modalidade foi conquistada por Valdileia Martins, no salto em altura. Ela ganhou a prata, com 1,83 m. O ouro foi para a colombiana Maria Fernanda Murillo, com 1,90 m, enquanto o bronze ficou com a venezuelana Amanda Taylor Vergara e a equatoriana Joyce Micolta, ambas com 1,80 m.

No salto em distância, Paulo Sergio Oliveira e Alexsandro Melo subiram ao pódio, em segundo e em terceiro lugares, com 8,12 m (3.8) e 8,09 m (2.1). O campeão foi o uruguaio Emiliano Lasa, que treina em São Paulo com Nélio Moura, com 8,26 m, também com vento acima do permitido (3.5). O vento máximo admitido é de é de 2.0 m/s.

Outra medalha do dia foi a de bronze, ganha no lançamento do martelo por Wagner Domingos, com 72,53 m. O campeão foi o argentino Joaquin Gabriel Gomez, com 75,10 m, seguido do chileno Humberto Mansilla Arzola, com 74,71 m. Allan Wolski, também do Brasil, ficou em quinto, 71,51 m. Na prova feminina, Mariana Grasielly Marcelino, recordista brasileira, terminou em quarto lugar, com 66,01 m.

Nas semifinais dos 400 m, Geisa Coutinho venceu a sua série e classificou-se para a final desta quarta-feira (6), com 52.90. No masculino, Lucas Carvalho e Hederson Estefani também garantiram vaga na final. Lucas venceu sua série, com 47.58, enquanto Hederson ficou em 2º na sua, com 47.05.

No decatlo, após a disputa das primeiras cinco provas, Felipe Vinícius dos Santos é o segundo colocado na classificação parcial, com 4.200 pontos. O líder é venezuelano Geormi Gregorio Jaramillo Casares, com 4.317. O equador Andy Federico Preciado Madrigal é o terceiro, com 4.021 pontos.

Já nos 10.000 metros feminino, Tatiele de Carvalho não foi bem na prova e ficou com a quinta posição, com um tempo de 37m31s36.

João Fraga

Mais em​ AtletismoJogos Sul-Americanos

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa