Brasileiro Sub-18 começa no Recife nesta sexta-feira

Cerca de 750 atletas disputarão o Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-18 até domingo na pista do Santos Dumont, em Recife

Com a disputa de 29 provas, sendo seis finais, começa nesta sexta-feira (dia 18) a disputa do Campeonato Brasileiro de Atletismo Caixa Sub-18, que prosseguirá até domingo (20), no estádio do Centro Esportivo Alberto Santos Dumont, em Boa Viagem, no Recife (PE).

O Campeonato Brasileiro, que será aberto com os 100 m com barreiras do heptatlo, às 08 horas, reunirá cerca de 750 atletas de 110 clubes, representando todas as regiões do País. Nada menos do que 23 Estados e o Distrito Federal terão participantes no evento.

As seis finais estão previstas para o período da tarde: lançamento do dardo feminino (às 13:30), 100 m masculino (15:05), 100 m feminino (15:25), arremesso do peso masculino (15:30), lançamento do martelo masculino (15:35) e salto em distância feminino (15:40).

Um dos destaques individuais da competição é Nerisnelia dos Santos Souza (ASA Sorriso-MT), que disputará o salto triplo. Medalha de prata na Gymnasiade do Marrocos, no início deste mês de maio, ela está em segundo lugar no Ranking Mundial da categoria, com 13,19 m (1.4). “Ela passou por exames médicos depois da lesão que sofreu em Marrakesh e foi liberada para competir no Recife”, informou o técnico Marcos Flademir Vieira.

Por equipes, Orcampi Unimed e Centro Olímpico, ambas de São Paulo, têm tradição em competições nas categorias de base e devem lutar por boas colocações na classificação final, embora participem com delegações pequenas: 11 atletas cada uma.

Na outra ponta, Vasco da Gama inscreveu o maior número de atletas: 49. A Sogipa (RS) e o Sport Recife, um dos apoiadores da competição, também participam com equipes grandes: 38 e 32 representantes, respectivamente.

No ano passado, na pista do Centro Nacional do Desenvolvimento do Atletismo, da CBAt, em Bragança Paulista (SP), a equipe do Centro Olímpico (SP) conquistou o quinto título consecutivo do torneio.

O clube da capital paulista somou 139 pontos na classificação geral, sendo segunda colocada na classificação masculina, com 65, e na feminina, com 74. A Orcampi Unimed, de Campinas, foi a campeã entre os homens, com 68 pontos, enquanto a EMFCA, do Rio de Janeiro, venceu entre as mulheres, com 82.

João Fraga

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa