Brasileiros são destaques no Ranking Mundial do salto triplo

Além da grande marca alcançada por Almir Junior, Mirieli Santos e Nerisnelia Souza também brilharam e subiram no ranking de salto triplo

Na prova do salto triplo, em que o Brasil tem tradição, atletas do país aparecem como destaque no Ranking Mundial divulgado pela IAAF nesta terça feira (dia 15). O mato-grossense Almir Cunha dos Santos, o Almir Junior, da Sogipa (RS), atleta treinado por José Haroldo Loureiro Gomes “Arataca”, é o terceiro colocado na categoria principal, com 17,53 m (0.3), marca obtida ao vencer o Meeting de Guadalupe, no Caribe, no último sábado (12).

Nas categorias de base, duas outras atletas chamam a atenção. As saltadoras da ASA Sorriso (MT) Mirieli Estaili dos Santos e Nerisnelia dos Santos Souza, treinadas por Marcos Flademir Vieira. As duas estão em segundo lugar no Ranking Mundial de suas categorias e são esperanças de bons resultados para o Brasil para os próximos ciclos olímpicos.

No Ranking feminino Sub-20, Mirieli Estaili dos Santos é a segunda colocada. Ela saltou 13,46 m (1.8), em Porto Alegre (RS), durante o Brasileiro Caixa Sub-23, e só está atrás da cubana Davisleidis Velazco, com 13,92 m (0.3). Está qualificada para o Mundial Sub-20 da Finlândia, em julho.

No Sub-18, Nerisnelia dos Santos Souza, medalha de prata na Gymnasiade do Marrocos, disputado no início de maio, está em segundo lugar no Ranking Mundial da categoria, com 13,19 m (1.4). A líder é a cubana Leyanis Pérez, com 13,37 m (1.7). Na categoria sub-20, Nerisnelia, de 17 anos, aparece em quinto lugar, com a mesma marca.

Nerisnelia está inscrita para o Campeonato Brasileiro Caixa Sub-18, que será disputado neste fim de semana, no Recife (PE).

“Estou muito feliz por ter duas atletas na ponta no Ranking da IAAF. A gente que mora no interior do Brasil, estuda e se esforça. E esses resultados nos enchem de orgulho. A Mirieli está no projeto desde os 11 anos. E aos poucos, podemos ver uma Olimpíada no fim do túnel”, comentou o treinador.

A prova do salto triplo tem como ídolo máximo Adhemar Ferreira da Silva, o primeiro bicampeão olímpico do País. Ganhou ouro em Helsinque 1952 e Melbourne 1956. Nelson Prudêncio e João Carlos de Oliveira também conquistaram medalhas em Olimpíadas.

João Fraga

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa