Troféu Brasil será no Centro Paralímpico pela segunda vez

Assim como aconteceu em 2024, o Troféu Brasil de atletismo de 2025 vai ser disputado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo
José Eduardo Mendes após terminar prova no troféu Brasil de Atletismo
Troféu Brasil de atletismo será realizado no Centro de Treinamento Paralímpico pelo segundo ano seguido (Tiago Soares/CBAt)

O 44º Troféu Brasil de Atletismo 2025 acontece de 31 de julho a 3 de agosto, em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB). A instalação esportiva, do Comitê Paralímpico Brasileiro, é uma das melhores do Brasil, cuja pista oferece condições de bons resultados para os atletas (também na área de aquecimento) e conforto para o público na arquibancada coberta, com entrada gratuita (Rodovia dos Imigrantes km 11,5, Vila Guarani, São Paulo).

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Os quatro dias de disputas da principal competição interclubes da América Latina, com duas etapas por dia, pela manhã e à tarde, terão transmissão ao vivo no YouTube do Time Brasil e no Canal Olímpico.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

O evento também terá atrações para o público e será a segunda vez que o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro recebe o Troféu Brasil (a primeira foi em 2024), o que reforça a importância da parceria entre a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o CPB e tudo de positivo que as duas entidades vêm construindo no atletismo nos últimos anos. 

Provas paralímpicas vão entrar no programa, como na edição passada. E para os olímpicos uma atração a mais será a briga por índices e pontos no Ranking Mundial para o Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio, no Japão, de 13 a 21 de setembro.

Números de 2024

A expectativa é de que o CTPB receba um número expressivo de atletas e paratletas e muita competitividade nas disputas. No total, competiram no ano passado 771 atletas (319 no feminino e 452 no masculino), sendo 66 atletas paralímpicos. 

O Esporte Clube Pinheiros de São Paulo foi eneacampeão do Troféu Brasil em 2024. O clube paulista conquistou o seu nono título consecutivo com 542 pontos, vencendo também nos naipes feminino (284) e masculino (258). O Praia Clube, de Uberlândia (MG), foi vice-campeão brasileiro com 403 pontos e também no feminino (176) e masculino (227). A Orcampi, de Campinas (SP), foi a terceira colocada no geral (147 pontos), no feminino (84) e masculino (63).

Os melhores atletas do Troféu Brasil foram Luiz Maurício da Silva com o ouro, índice olímpico e recorde sul-americano no lançamento do dardo (85,57 m) e Viviane Lyra com recorde brasileiro e da competição para os 20.000 m da marcha atlética (1:30.38.3).

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Atletismo

Competições no CPB reúnem neste fim de semana diversos medalhistas paralímpicos em provas de natação e atletismo
Brasil fica fora do pódio do Pan-Americano de marcha atlética. Melhores resultados foram os 6º lugares de Max Batista e Mayara Vicentainer
Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo