Matheus Lima bate recorde sul-americano na Diamond League

Matheus Lima estabelece nova marca com segunda posição nos 300m com barreiras em etapa da Diamond League; Warholm bate recorde mundial

Excelente marca brasileira no retorno da Diamond League. Em prova não olímpica, Matheus Lima conquistou a segunda posição nos 300 metros com barreiras na etapa de Xiamen, na China, estabelecendo novo recorde brasileiro e sul-americano. Prova contou com importantes atletas olímpicos e recorde mundial do norueguês Karsten Warholm.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Matheus fez uma corrida de 33.98, ficando a frente do japonês Ken Toyoda, que terminou com o bronze. O campeão olímpico e mundial Warholm fez 33.05, estraçalhando recorde que já era dele, com 33.26.

Correndo por dentro, o brasileiro esteve brigando pela ponta desde a largada, embora em nenhum momento tenha ameaçado vitória com sobras do norueguês. Mesmo com primeiro lugar distante, também não sofreu pressão de outros concorrentes, estabelecendo a segunda marca do mundo na prova.

Matheus Lima esteve nas Olimpíadas de Paris, em 2024, na categoria com distância tradicional (400m). Ele acabou parando na semifinal, em prova que Alisson dos Santos terminou com o bronze. Dos nomes presentes na França em 2024, alguns como o corredor das Ilhas Virgens Britânicas, Kyron McMaster, ou o americano CJ Allen.

Os 300 metros com barreiras são uma disciplina recente no atletismo internacional. A World Athletics anunciou oficialmente a criação da prova em março de 2025, com o objetivo de servir como uma transição entre os 200m e os 400m com barreiras.

Apesar da criação, não estará presente nas Olimpíadas de Los Angeles, em 2028, podendo eventualmente estrear apenas em 2032.

+ Felipe Bardi vence 100m do Sul-Americano com índice ao Mundial

Gabriel Turolla

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa