Neste sábado (26), terminou a fase internacional do Circuito Paralímpico de Atletismo no CT Paralímpico em São Paulo. O destaque do último dia da competição foi Thiago Paulino. Medalhista paralímpico no arremesso do peso, ele foi o campeão no lançamento do disco com a melhor marca da prova na temporada na classe F57.
Thiago Paulino cravou 45,97m para ganhar a final do lançamento do disco da sua classe em São Paulo neste sábado. A marca é a melhor no mundo desde 2023, quando o uzbeque Yorkinbek Odilov registrou 46,39m. Thigo é o recordista mundial da prova com 48,55m, feitos em 2019 na capital paulista. A marca deste sábado lhe daria a medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Paris e nos últimos dois Campeonatos Mundiais.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
“Estou muito feliz com essa marca. Já estou desde 2022 sem praticar o lançamento do disco e voltamos a treinar agora depois da confirmação da prova no Mundial em Nova Déli [a disputa será uma das novidades na competição na Índia]. Essa marca é a minha melhor nos últimos dois anos. Estou bem confiante, mas sei que ainda é possível melhorar”, afirmou Thiago.
Recorde continental
No arremesso do peso F42, Edenilson Floriani estabeleceu um novo recorde das Américas. O catarinense registrou 14,93m, superando sua marca anterior que era de 14,57m, feitos nos Jogos Paralímpicos de Paris. Agora, o atleta quer quebrar a barreira dos 15 metros. “Essa é uma marca que a gente já vinha buscando há muito tempo. Este ano colocamos como meta passar dos 15m e hoje chegamos próximo. Agora, o objetivo é, daqui a um mês, estar aqui novamente no Circuito Paralímpico de atletismo e bater esses 15m”, disse Edenilson.