O Brasil terá 18 atletas, sendo nove no feminino e mais nove no masculino, no Campeonato Pan-Americano de Marcha Atlética, que será realizado em Anapoima, Colômbia, dia 17 de maio. A convocação foi anunciada nesta terça-feira (8) pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Caio Bonfim, medalhista de prata nos Jogos de Paris, é a maior ausência.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Os destaques são Viviane Lyra, Max dos Santos e Matheus Correa, que representaram o país na Olimpíada da capital francesa. Viviane, inclusive, já está na Colômbia treinando na altitude de Bogotá. De lá, segue diretamente para Apoima, acompanhada do treinador e marido Luís Paulo Porto, para disputar a prova de 20 quilômetros. Caio Bonfim não vai por ter outras provas em seu calendário.
Os convocados
As outras oito representantes do Brasil no Pan-Americano de Marcha Atlética são Gabriela de Souza Muniz e Gabrielly Cristina dos Santos nos 20 quilômetros. Nos 35km, Mayara Luize Vicentainer, Elianay Santana da Silva Pereira Barbosa e Nair da Rosa. Já na prova de dez quilômetros, foram chamadas Maria Luiza Rabello Jaime, Vitória Silva Araújo e Michelle Rodrigues de Souza.
No masculino, além de Max, nos 20km, e Matheus, nos 35km, vão Lucas Mazzo e Paulo Henrique Ribeiro nos 20km, Diego Pereira Lima e Rudney Dias Nogueira nos 35km e, por fim, nos 10km, Vinicius da Silva Dias, Davi Bastos da Silva e Samuel Vinicius Lima Costa.
Os critérios de convocação previam o campeão dos 20 km e 35 km na Copa Brasil de 2025 de cada gênero; os primeiro e segundo colocados no ranking brasileiro nas provas de 20 km e 35 km de cada gênero, no período de 1 de janeiro de 2024 a 30 de março de 2025; os três primeiros colocados na prova 10 km da categoria Sub-20 na Copa Brasil de 2025 de cada gênero.