Bruno Benedito da Silva faz índice nos 400 m para o Mundial Sub-20

Mesmo com 18 anos recém completados, Bruno Benedito da Silva conseguiu índice para a prova dos 400 m para o Campeonato Mundial Sub-20 de Atletismo

Bruno Benedito da Silva, que completou 18 anos em abril, conquistou o índice para a prova dos 400 metros do Campeonato Mundial sub-20 (juvenil) que será disputado em julho, na cidade finlandesa de Tampere. O velocista do IVCL Orcampi fez o tempo de 46s57 (o índice era 46s73) durante a disputa do Torneio FPA, realizado neste sábado (5/5), em Campinas.

O resultado conquistado por Bruno também é o melhor de sua carreira. Até então, seu recorde pessoal era 46s87, obtido em 2017, durante a disputa do Mundial sub-18 de Nairóbi (Quênia). Agora, o velocista do IVCL Orcampi é líder do ranking brasileiro sub-20 e sub-23, e terceiro colocado no ranking nacional adulto.

“Este é o primeiro ano do Bruno como sub-20. Eu achava que ele tinha condições de fazer o índice já na semana passada (no Campeonato Brasileiro sub-23, disputado em Porto Alegre), mas ele errou um pouquinho a estratégia na semifinal, o que acabou desgastando-o para a final”, explica o técnico Evandro Lazari. “Durante esta semana fizemos alguns ajustes para que ele acertasse o ritmo das passagens. E saiu o índice, saiu a melhor marca dele, e a liderança nos rankings. Foi um belo resultado!”.

Bruno Benedito da Silva é um atleta promissor, que já vem conquistando bons resultados em todas as categorias de base do atletismo. Carioca, Bruno mudou-se para a cidade de Ourinhos, interior paulista, com apenas cinco meses. Foi lá onde conheceu o atletismo, na escola.

Começou a treinar no IVCL Orcampi em fevereiro de 2017, por indicação de seu então técnico, Homero de Andrade. “Aqui (em Campinas) tenho pessoas para olhar, com quem aprender e me inspirar, como o Hugo Balduíno, Alexander Russo, Wagner Cardoso, e o Márcio Teles (dos 400 m com barreiras).”

Em abril do ano passado, Bruno tinha a marca de 47s66 como recorde pessoal. Desde então, só evoluiu: fez índice para o Mundial sub-18 em maio (47s46). No Brasileiro sub-18, em 24 de junho de 2017, correu pela primeira vez abaixo dos 47s (46s91). No Mundial de Nairóbi, novo recorde pessoal: 46s87, na semifinal. Correu a decisão e ficou em 6º lugar. Além disso, foi integrante do revezamento 4×400 m misto que conquistou a medalha de ouro – a prova, que reúne homens e mulheres na mesma equipe, estreará na Olimpíada de Tóquio/2020.

Paulo Chacon

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa