Heptatlo com três campeãs na Copa Brasil de Provas Combinadas

Heptatlo com três campeãs na Copa Brasil de Provas Combinadas, sendo Paloma Cardoso, adulto, Thaynara Alves, Sub-20, e Madelaine Gomes, Sub-18

A Copa Brasil de Provas Combinadas está sendo realizada em Bragança Paulista (SP) e a definição das campeãs do hepatlo aconteceu neste sábado (8). Em dia com bastante sol e calor no interior de São Paulo, as medalhistas de ouro foram as atletas Paloma Dias Cardoso, na categoria adulta, Thaynara Alves, na Sub-20, e Madelaine Gomes da Silva, na Sub-18. A primeira delas está com 24 anos e competiu pelo clube Orcampi-SP, somando 5.296 pontos para a conquista do título. Ela é treinada por Marcelo dos Santos Lima.

“Foi a primeira prova do ano, para quebrar o gelo para as competições da temporada. É só o começo. Gostei dos saltos em altura e em distância e do lançamento do dardo, mas ainda posso melhorar. Nas outras errei bastante e dá para melhorar em tudo. Vou vir com tudo para o Troféu Brasil e almejar ir para o Mundial de Tóquio (em setembro) e o Sul-Americano adulto, em um mês (abril)”, disse Paloma Dias Cardoso. O pódio contou também com Andreza de Oliveira Reis (ADC São Bernardo-SP), medalha de prata com 5.027 pontos, e Larissa da Silva Dutra (EC Pinheiros-SP), bronze com 4.835.

Campeãs nas categorias de base

Thaynara Alves, da Associação de Atletismo de Blumenau-SC, de 19 anos, é uma atleta treinada por Pedro Honório Nascimento. E ela venceu o confronto particular com Yohana Caliari Gomes, do Clube de Atletismo do Espírito Santo, de 18 anos, que tem como treinador Carlos José Camilo de Oliveira. Thaynara ganhou a medalha de ouro do hepatlo na categoria Sub-20 marcando 3.900 pontos, deixando Yohana com a prata: 3.857 pontos.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Na Sub-18 da Copa Brasil de Provas Combinadas, a campeã foi Madelaine Gomes da Silva, do clube PREMA-Apucarana-PR. Ela venceu a categoria com 3.972 pontos. Essa foi somente a segunda disputa do heptatlo da jovem atleta de 16 anos. “Eu estava treinando para o Estadual e o professor me disse: ‘Vai ter Brasileiro de Combinadas, vamos? Vamos né!’ Faz duas semanas que eu estava treinando para essa prova. Fiz o heptatlo pela primeira vez no ano passado e consegui uma boa marca”, comentou.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

“Tinha resistência para fazer os 800m, no altura vim para fazer a minha melhor marca. Gostei muito do meu primeiro Brasileiro no heptatlo e por sair com o ouro”, disse Madelaine. “Quero bater a minha melhor marca no altura (1,68 m), vou conseguir”, concluiu a atleta. Luiza Teixeira Araújo, do AECD-Macaé-RJ, conquistou a medalha de prata (3.743 pontos). Já Andrielly Luzia da Silva Almeida, do APA Petrolina-PE, ficou com o bronze (3.737 pontos).

Vitoriosos dos 800m

Além das Provas Combinadas, Bragança Paulista está recebendo a Copa Brasil Meio-Fundo e Fundo. E os campeões dos 800m foram Mayara dos Santos Leite e Eduardo Ribeiro Moreira, ambos do EC Pinheiros, de São Paulo. O Brasil tem conquistas importantes nesta distância, com o campeão olímpico Joaquim Cruz, o campeão mundial Zequinha Barbosa e o campeão pan-americano Agberto Guimarães, todos com vários resultados internacionais relevantes.

Mayara ganhou os 800m, com 2min06s84, com uma chegada forte no final. “Eu já venho treinando para virar rápido. Foi a minha primeira prova do ano e ainda tenho para melhorar, mas sei que estamos no caminho certo. Meu objetivo é melhorar a minha marca (2min04) e conseguir a vaga no Sul-Americano de Mar Del Plata”, disse a atleta de 29 anos, que é treinada por Clodoaldo Lopes do Carmo.

Já no masculino, o vitorioso foi Eduardo Ribeiro Moreira, o Dudu, mineiro de Lavras. Ele conquistou o ouro dos 800m, com 1min46s63. Dudu, de 24 anos, é treinado pelo mesmo técnico da campeã do feminino e passou 40 dias na altitude de Cochabamba, na Bolívia (cidade a 2.600 m acima do nível do mar), como forma de preparação.

“Cheguei há cinco dias e queria acertar uma corrida para 1min45 logo na primeira prova do ano, mas não larguei bem e passei fraco na primeira volta. Se tivesse em ‘coelho’ puxando a prova acredito que já sairia agora 1min45”, disse Dudu, que estava realizando treinos de volume e agora vai entrar na fase mais específica para os 800m, nos treinamentos em Bragança Paulista, local em que reside.

As Copas Brasil de Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas prosseguem neste sábado (8/3), com transmissão da TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da CBAt.

Rafael Zito

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa