Estádio Célio de Barros pode ser restaurado para o Pan de 2031

Presidentes do COB e da CBAt conversaram sobre a restauração do Estádio para receber competições em caso de vitória da candidatura

O Estádio Célio de Barros pode voltar a receber competições nos próximos anos. A ideia é de que o equipamento, localizado no complexo esportivo do Maracanã, se torne palco das provas de atletismo dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. Para isso acontecer, será necessário que a candidatura das cidades de Rio de Janeiro e Niterói seja vitoriosa. 

As conversas sobre o tema aconteceram em reunião entre o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta, e o da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Motta Campos, antes do Carnaval. Além da restauração do Estádio, propriedade do Governo do Estadual, também foi tratado a possibilidade de construção de uma pista de treinamento no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca.

“Dialoguei com o La Porta no sentido de que, sendo vitoriosa a candidatura do Rio e Niterói para os Jogos Pan-Americanos e Para Pan-Americanos de 2031, tanto o COB quanto a CBAt trabalhem unidos para que o atletismo seja no Célio de Barros. Trabalharemos junto ao Governo do Estado do Rio pela revitalização completa para que ele possa receber o evento e seja um legado efetivo para o atletismo carioca e brasileiro”, afirmou Wlamir Motta Campos.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Em, a Assembleia Geral do COB aprovou a candidatura conjunta do Rio de Janeiro e Niterói para sediar o Pan de 2031. A empreitada, que conta com apoio dos prefeitos de ambas as cidades, tem a concorrência de Assunção, no Paraguai, ao pleito. A definição da próxima sede está marcada para agosto deste ano, em Assembleia da Panam.

Doze anos de portas fechadas

Construído em 1974, o Célio de Barros já foi palco de momentos históricos do atletismo brasileiro. Um deles aconteceu em 1981, quando Joaquim Carvalho Cruz bateu o recorde mundial juvenil dos 800 m. Além disso, nomes importantes como Robson Caetano, Maurren Maggi também disputaram provas no local. Atualmente o Estádio não passa de ruínas ao lado do Maracanã. Com a pista desativada em 2013 para reforma visando a Copa do Mundo de 2014, a previsão de reabertura estava prevista para 2017. No entanto, nunca ocorreu.

Estádio Célio Barros - Pan 2031
Foto do Célio de Barros em 2023 (Foto: Flávio Dilascio/GE.globo)

Assim como no Pan de 2007, o palco das competições de atletismo nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro aconteceram no Nilton Santos, antes conhecido como ‘Engenhão’. A propriedade pertence à prefeitura do Rio de Janeiro, mas está sob contrato de concessão ao Botafogo. Além de partidas do Glorioso, o estádio também recebe shows musicais.   

*Com informações da CBAt


Adielson de Barros
Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa