Siga o OTD

Atletismo

 

Sul-Americano Indoor dá início à temporada internacional do Brasil



País será representado por 37 atletas, sendo 17 mulheres e 20 homens. Competição será neste sábado (22) e domingo (23) no Estádio Municipal de Cochabamba, Bolívia, a única pista coberta oficial na América do Sul



Felipe Bardi atletismo Sul-Americano Indoor de atletismo Bolívia
Felipe Bardi é um dos 37 brasileiros na competição (divulgação/Federação Boliviana)

O atletismo do Brasil estreia na temporada internacional neste sábado (22) e domingo (23) na quarta edição do Campeonato Sul-Americano Indoor. Será no Estádio Municipal de Cochabamba, Bolívia, a única pista coberta oficial na América do Sul. O Brasil terá 37 atletas, sendo 17 mulheres e 20 homens. O público e os fãs do atletismo podem acompanhar ao vivo a disputa na TV Atletismo Brasil.

A temporada indoor, mais comum no hemisfério norte onde é inverno nos primeiros meses do ano, fecha depois do Mundial Indoor de Nanjing, China, de 21 a 23 de março. No Sul-Americano da Bolívia estão em jogo índices para o Mundial Indoor e pontos no Ranking Mundial da temporada.

Tricampeão

O Brasil conquistou o tricampeonato com o título de 2024. Somou 244 pontos (136 no feminino e 108 no masculino) e 26 medalhas (13 de ouro, 7 de prata e 6 de bronze). Volta a Cochabamba com uma equipe competitiva. O Brasil tem na delegação destaques como o finalista olímpico do salto triplo Almir Cunha dos Santos, o Almir Jr. Além do semifinalista olímpico Matheus Lima, que vai correr os 400 m rasos.

A disputa dos 60 metros rasos, feminino e masculino, a partir das 18h, será a atração principal do primeiro dia de competições. As semifinais sertão pela manhã, a partir das 10h30. O Brasil terá Ana Carolina de Jesus Azevedo, Felipe Bardi e Erik Cardoso.

“O Felipe e o Erik estão treinando muito bem. Estão bem, física e mentalmente para este Sul-Americano. Estamos otimistas com as marcas que podem realizar lá, pois estão mais fortes e mais rápidos”, disse Darci Ferreira, treinador dos velocistas que vivem nova fase em suas vidas pessoais. Ambos dividiam apartamento até o fim de 2024, mas agora estão em bairros e casas diferentes. Felipe ficou noivo e Erik casou.

“Eles têm o mesmo objetivo de ser felizes e buscar sempre evoluir na vida e no esporte”, acrescentou Darci, que também seguiu com a seleção para a Bolívia.

Campeão e recordista

No Sul-Americano de 2024 Felipe Bardi foi o campeão dos 60 m rasos com 6s58 – recorde do campeonato, melhor marca pessoal e índice para o Mundial Indoor.

Felipe Bardi já tem índice nos 100 m para o Mundial de Atletismo de Tóquio, Japão, a competição mais importante do calendário internacional em 2025, que será realizada de 13 a 21 de setembro, no Estádio Nacional de Tóquio: 10:00 cravados (0.7 m/s), feito dia 23 de agosto, em São Paulo, o exato tempo determinado pela World Athletics como índice para a distância.

Disputou os Jogos de Paris-2024 e é o atual recordista sul-americano e brasileiro da distância, com 9.96 (1.0), marca feita em 15/9/2023, em São Bernardo do Campo.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Atletismo