Felipe Bardi e Erik Cardoso disputam Brasileiro Indoor

Velocistas olímpicos Felipe Bardi e Erik Cardoso estão inscritos no Campeonato Brasileiro de Atletismo de Provas Similares ao Indoor 2025

O Campeonato Brasileiro de Atletismo de Provas Similares ao Indoor 2025 começa neste final de semana, a partir de 1º de fevereiro, na cidade de Bragança Paulista, interior paulista. Assim, dois velocistas olímpicos estão confirmados na competição: Felipe Bardi e Erik Cardoso disputam a prova de 60m.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

“Eles vão competir como parte do treinamento para temporada indoor, todos nos 60 metros. Os treinos seguem com o objetivo de estarem bem melhor a cada competição indoor, de modo que iniciam no Brasileiro em Bragança Paulista, seguindo para o Sul-Americano em Cochabamba e o Mundial na China. E desta forma, passo a passo, chegar bem nos Mundiais indoor e outdoor. Esses são os planos”, afirma o treinador Darci Ferreira.  

O Campeonato Sul-Americano de Cochabamba, na Bolívia, será nos dias 22 e 23 de fevereiro. Assim, a Confederação Brasileira de Atletismo vai convocar os dois melhores posicionados no Ranking Brasileiro Combinado (Indoor/Outdoor), no período de 27 de abril de 2024 a 2 de fevereiro de 2025, com limite de até dois atletas por prova. O Campeonato Mundial de Atletismo Indoor, que ocorre entre 21 a 23 de março, será em Nanjing, China.

O velocista Felipe Bardi foi o campeão dos 60m rasos com 6s58 no Sul-Americano Indoor de Atletismo de Cochabamba 2024. A marca foi recorde do campeonato e sua melhor marca pessoal. Ele correu 10s00 cravados no Campeonato Paulista de Atletismo, em agosto de 2024, de modo que conquistou o exato tempo determinado pela World Athletics como índice para a prova. “Foi bom assegurar a vaga para o Mundial e encerrar a temporada com aquele resultado. Vou seguir trabalhando para que venham marcas boas e conquistas em 2025”, ressaltou Bardi.

O atleta olímpico é o recordista sul-americano e brasileiro da distância, com 9s96 (1.0), marca feita em 2023. Foi o melhor velocista do Brasil em 2024, campeão do Troféu Brasil em junho de 2024, com 10s05 (-0.7), e o melhor velocista do País na Olimpíada, com 10s18 (-0.6) nas eliminatórias (32º). 

Velocistas são maioria na competição

A prova dos 60m é a que mais recebeu inscrições no Brasileiro de Provas Similares ao Indoor, 36 atletas no masculino e 13 no feminino, também com destaque para as atletas olímpicas Ana Azevedo, Lorraine Martins e Vitória Rosa. Vitória Rosa foi a campeã sul-americana em Cochabamba, em 2024, com 7s32.

O Brasileiro de Provas Similares ao Indoor (categoria D) abre o calendário de 2025 e vale índice e pontos para o Ranking mundial. Será realizado no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista.

As provas do salto com vara serão realizadas em pista indoor e as demais ao ar livre. As provas similares são 60m, 60m com barreiras, saltos em distância, altura, triplo e com vara, arremesso do peso, 400m, 800m, 1.500m e 3.000m.

*Informações da Confederação Brasileira de Atletismo

Camila Nakazato
Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 a distância e Paris-2024 in loco pelo Olimpíada Todo Dia; hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa