O Campeonato Brasileiro de Atletismo de Provas Similares ao Indoor 2025 começa neste final de semana, a partir de 1º de fevereiro, na cidade de Bragança Paulista, interior paulista. Assim, dois velocistas olímpicos estão confirmados na competição: Felipe Bardi e Erik Cardoso disputam a prova de 60m.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
“Eles vão competir como parte do treinamento para temporada indoor, todos nos 60 metros. Os treinos seguem com o objetivo de estarem bem melhor a cada competição indoor, de modo que iniciam no Brasileiro em Bragança Paulista, seguindo para o Sul-Americano em Cochabamba e o Mundial na China. E desta forma, passo a passo, chegar bem nos Mundiais indoor e outdoor. Esses são os planos”, afirma o treinador Darci Ferreira.
O Campeonato Sul-Americano de Cochabamba, na Bolívia, será nos dias 22 e 23 de fevereiro. Assim, a Confederação Brasileira de Atletismo vai convocar os dois melhores posicionados no Ranking Brasileiro Combinado (Indoor/Outdoor), no período de 27 de abril de 2024 a 2 de fevereiro de 2025, com limite de até dois atletas por prova. O Campeonato Mundial de Atletismo Indoor, que ocorre entre 21 a 23 de março, será em Nanjing, China.
O velocista Felipe Bardi foi o campeão dos 60m rasos com 6s58 no Sul-Americano Indoor de Atletismo de Cochabamba 2024. A marca foi recorde do campeonato e sua melhor marca pessoal. Ele correu 10s00 cravados no Campeonato Paulista de Atletismo, em agosto de 2024, de modo que conquistou o exato tempo determinado pela World Athletics como índice para a prova. “Foi bom assegurar a vaga para o Mundial e encerrar a temporada com aquele resultado. Vou seguir trabalhando para que venham marcas boas e conquistas em 2025”, ressaltou Bardi.
O atleta olímpico é o recordista sul-americano e brasileiro da distância, com 9s96 (1.0), marca feita em 2023. Foi o melhor velocista do Brasil em 2024, campeão do Troféu Brasil em junho de 2024, com 10s05 (-0.7), e o melhor velocista do País na Olimpíada, com 10s18 (-0.6) nas eliminatórias (32º).
Velocistas são maioria na competição
A prova dos 60m é a que mais recebeu inscrições no Brasileiro de Provas Similares ao Indoor, 36 atletas no masculino e 13 no feminino, também com destaque para as atletas olímpicas Ana Azevedo, Lorraine Martins e Vitória Rosa. Vitória Rosa foi a campeã sul-americana em Cochabamba, em 2024, com 7s32.
O Brasileiro de Provas Similares ao Indoor (categoria D) abre o calendário de 2025 e vale índice e pontos para o Ranking mundial. Será realizado no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista.
As provas do salto com vara serão realizadas em pista indoor e as demais ao ar livre. As provas similares são 60m, 60m com barreiras, saltos em distância, altura, triplo e com vara, arremesso do peso, 400m, 800m, 1.500m e 3.000m.
*Informações da Confederação Brasileira de Atletismo