O maranhense Welington Silva Morais, atleta olímpico conhecido como Maranhão, é um dos destaques do Brasileiro Indoor de atletismo. A competição, denominada oficialmente como Campeonato Brasileiro de Atletismo de Provas Similares ao Indoor, será no sábado (1º) em Bragança Paulista, São Paulo. Um total de 172 atletas, sendo 103 no masculino e 69 no feminino, de 48 clubes e 13 estados estão inscritos.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Welington Silva Morais é do arremesso de peso. Tem 28 anos e é nascido em Imperatriz, no Maranhão. Ano passado, ele obteve a segunda melhor marca da história do Brasil no arremesso do peso e a terceira da América do Sul, com 21m01. Foi em Concepción del Uruguay, na Argentina, em abril. Está atrás somente de Darlan Romani, recordista sul-americano, com 22m61 e um dos maiores atletas brasileiros.
- Técnico do Flamengo diz caminho para fechar série contra Timão
- WSL Margaret River – agenda, baterias e resultados ao vivo
- Brasil goleia Peru e se recupera no Sul-Americano Sub-17
- LBF: Cerrado surpreende e ganha do Sampaio Basquete
- Arthur Alcorte lidera programa curto na Mexico Cup
Bom começo
Maranhão treina com Ricardo de Souza Barros e no fim de semana passado, dias 25 e 26 de janeiro, mostrou que vem bem para a temporada. Venceu o Circuito Performance Esporte Clube Pinheiros, realizado em São Bernardo do Campo, São Paulo, com 20m66. A marca é a segunda melhor do mundo em 2025. “Marca: 20,66 m, primeiro colocado! Primeira competição. Obrigada meu Deus”, registrou Maranhão em suas redes sociais.
Sul-Americano e Mundial
O Brasileiro Indoor de atletismo será realizado em provas ao ar livre, já que a única pista indoor da América do Sul fica em Cochabamba, na Bolívia. Não por acaso sede do Sul-Americano agendado para os dias 22 e 23 de fevereiro. No Brasil, somente o salto com vara vai ser em ambiente fechado. As provas similares são 60m, 60m com barreiras, saltos em distância, altura, triplo, arremesso do peso, 400m, 800m, 1.500m e 3.000m.
A competição nacional vale índice e pontos para o ranking do Mundial Indoor marcado para 21 a 23 de março, em Nanjing, China. Para o Sul-Americano a conocação terá até dois atletas por prova, os dois melhores posicionados no Ranking Brasileiro Combinado (Indoor/Outdoor) no período de 27 de abril de 2024 a 2 de fevereiro de 2025.