Nove brasileiros qualificados para o Mundial Sub-20 da Finlândia

Os atletas têm até o dia 24 de junho para tentar os índices de qualificação para o Mundial Sub-20 da Finlândia

Seis índices para o Campeonato Mundial de Atletismo Sub-20, que será disputado em julho, em Tampere, na Finlândia, foram alcançados no Campeonato Brasileiro Caixa Sub-23, encerrado no último domingo (dia 29), na pista da Sogipa, em Porto Alegre (RS). Assim, subiu para nove o número de atletas brasileiros qualificados para o Mundial em 10 provas.

Um dos destaques no Brasileiro Sub-23 foi o amazonense Pedro Henrique Nunes Rodrigues (Endurance Sports), de 18 anos, que venceu o lançamento do dardo, com 70,25 m, superando a marca mínima de 69,49 m. “Agora vou treinar especificamente para o Mundial”, disse o atleta. No ano passado, na categoria sub-20, ele ganhou a medalha de ouro no Sul-Americano da Guiana e no PAN do Peru. Na categoria principal, ganhou prata no Troféu Brasil Caixa de Atletismo.

O amazonense, treinado por Margarete Bahia, terminou 2017 em 10º lugar no Ranking Mundial de sua categoria. Pedro é sobrinho de Jander Cardoso Nunes, que foi um dos expoentes do dardo no País. “Meu tio é minha inspiração”, falou Pedro. O Amazonas ainda revelou na prova Alexon Maximiano, medalha de bronze no PAN 2007, no Rio.

A carioca Lorraine Barbosa Martins (EMFCA), que ratificou o índice dos 200 m, conseguiu três vezes a marca mínima dos 100 m, confirmando a boa fase. Quem também mostrou força foi o paulista Alison Brendom dos Santos (Pinheiros). Ele repetiu o índice nos 400 m com barreiras, com recorde pessoal (50.48), e obteve qualificação também nos 400 m, prova em que foi campeão, com 46.64 (também recorde pessoal).

Os outros três índices foram obtidos por Fabielle Samira Ferreira (SESI-SP), no lançamento do dardo, com 52,32 m, por Valquíria Meurer (IEMA/São Bernardo/Caixa), no lançamento do martelo, com 49,42 m, e por Marlene Ewellyn dos Santos (EMFCA), nos 400 m com barreiras, com 58.48.

Além de Alison (400 m com barreiras) e de Lorraine (200 m), também ratificaram os índices: Gabriel Menezes Santos Oliveira (Centro Olímpico), no salto em distância, com 7,59 m (0.9), e Mirieli Estaili Santos (ASA-Sorriso), no salto triplo, com 13,46 m (1.8) – segundo melhor resultado no Ranking da IAAF Sub-20 de 2018.

Atletas brasileiros com índice:
Lorraine Martins (EMFCA) – 100 e 200 m
Marlene Ewellyn dos Santos (EMFCA) – 400 m com barreiras
Mirieli Estaili Santos (ASA-Sorriso) – salto triplo
Fabielle Samira Ferreira (SESI-SP) – lançamento do dardo
Valquiria Meurer (IEMA/São Bernardo/Caixa) – lançamento do martelo
Alison Brendom dos Santos (Pinheiros) – 400 m e 400 m com barreiras
Gabriel Menezes Oliveira (Centro Olímpico) – salto em distância
Luiz Maurício Dias (UFJF) – lançamento do dardo
Pedro Henrique Nunes Rodrigues (Endurance Sports) – lançamento do dardo

Os atletas têm até o dia 24 de junho para tentar os índices de qualificação para o Mundial Sub-20, lembra a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que tem a parceria da Caixa, Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.

João Fraga

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa