Brasil brilha na velocidade na abertura do Sul-Americano Sub-18

Gabriel Tiburcio e Hakelly de Souza conquistaram o ouro na prova dos 100m rasos no primeiro dia do Sul-Americano Sub-18, na Argentina

O Brasil mostrou que possui o rei e a rainha da velocidade do continente na abertura do Sul-Americano Sub-18 de atletismo, na Argentina. Gabriel Tiburcio e Hakelly de Souza levaram o ouro nos 100m rasos no primeiro dia de disputa da competição. Nas provas de campo, Alessandro Borges (arremesso de peso) e Kauan Vicente (salto em distância) também subiram no lugar mais alto do pódio.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

O primeiro ouro veio com Gabriel, de 17 anos, que venceu os 100m com o tempo de 10s90. Olano Sorria Yilmer, da Colômbia, ficou com a prata (10s98) e Lazar Santiago, do Uruguai, com o bronze (11s01). Hakelly de Souza, de apenas 16 anos, fechou a sua excelente temporada com superioridade ao vencer os 100m. Ela anotou 11s95, seguida pela peruana Chirinos Cayetana (12s35) e da equatoriana Orihana Gonzalez (12s41).

“Estou muito feliz com o meu primeiro título sul-americano nos 100m. Eu sou a terceira do ranking, estava insegura, sei que as meninas são fortes. Mas larguei bem e me senti bem na prova”, disse a jovem atleta.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Títulos nas provas de campo

No arremesso do peso, Alessandro Borges, de 17 anos, confirmou o seu favoritismo ao ganhar o ouro com a marca de 19,70m. Pyetro Henrico Souza, também do Brasil, ficou com a prata (16,62m), enquanto o argentino Diaz Joaquim Ezequiel conquistou o bronze (16,42m).

“O resultado não foi o que eu esperava, mas essa é uma temporada muito longa. Estou muito feliz porque fui campeão sul-americano sub-20 e agora sub-18. Ser favorito é uma pressão muito grande. A gente trabalha em cima de resultado e tem de saber lidar com isso, ser forte mentalmente”, comentou Alessandro. No salto em distância, Kauan Vicente levou o ouro, com 7,39m, e Gustavo Scolari o bronze, alcançando a marca de 7,05m. O paraguaio Villalba Alexander ficou com a medalha de prata (7,28m).

Por fim, o Brasil ainda fechou o primeiro dia do Sul-Americano Sub-18 com mais duas pratas e três bronzes. As segundas posições vieram no lançamento do martelo, com Kimberly Assiz (64,40m), e no salto em altura, com Thalisson Miranda (1,98m). Já os terceiros lugares, foram de Maria Laura Sales (martelo – 62,08m), Henrique Alencar (1500m rasos – 4min03s28) e Cauã Selbach (martelo – 61,44m).

Victor Fardin
Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa