Pinheiros, Orcampi e Vasco desafiam Fecam em Porto Alegre

Além da FECAM-PR, campeã do ano passado, alguns clubes surgem como favoritos para brigar pelo título do Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-23, que será disputado neste sábado (dia 28) e domingo (29), no Estádio José Carlos Daudt, na Sogipa, em Porto Alegre (RS).

O Pinheiros (SP), terceiro colocado em 2017, inscreveu uma equipe de apenas 17 atletas. “Nosso grupo é pequeno, mas vai brigar pelo pódio em todas as provas”, disse o coordenador técnico Claudio Roberto de Castilho. “O objetivo é lutar pelo primeiro lugar. Queremos consolidar nossa posição no Atletismo nacional”, lembrou o treinador do Pinheiros, que é bicampeão do Troféu Brasil Caixa de Atletismo.

Entre os destaques do clube, estão os velocistas Paulo André Oliveira e Derick de Souza, que participaram recentemente do Camping de Treinamento e de Competições nos Estados Unidos. Derick, no dia 21 de abril, em Auburn, quebrou o recorde brasileiro Sub-23 dos 200 m, com 20.23 (1.6).

“Queremos lutar pelo título do Sub-23, pelo Sub-20 e assim por diante. Incentivamos a participação de nossos sócios atletas também. Temos 120 atletas nessas condições a partir dos 10 anos e queremos que eles cheguem ao esporte de alto nível”, comentou Castilho.

Além dos velocistas Derick de Souza e Paulo André, o clube inscreveu atletas do nível de Alison Brendom dos Santos, nos 400 e 400 com barreiras; Walace Evangelista Caldas, nos 3.000 m com obstáculos e 5.000 m; Daysiellen Atla Dias, nos 200 e 400 m; Jenifer Nicole Norberto, no heptatlo e salto em altura; e Liliane Mariano, nos 800 e 1.500 m.

O Vasco da Gama (RJ) foi vice-campeão de 2017 e inscreveu uma grande equipe este ano, com 36 atletas – 21 no masculino e 15 no feminino. Sem grandes destaques, o clube consegue brigar sempre por boas colocações entre os oito finalistas, o que lhe garante os pontos necessários para uma boa classificação.

Com 22 dos 30 atletas inscritos confirmados, a Orcampi Unimed, de Campinas (SP), também está entre as favoritas para lutar pelo título. O clube tem grande tradição nas categorias de base e formou uma equipe competitiva, com destaque para Juliana de Menis Campos, recordista brasileira Sub-23 do salto com vara. No masculino, a equipe terá Bruno Spinelli, líder no Ranking Brasileiro da vara.

Outros destaques da equipe são Bruno Benedito da Silva, nos 400 m, Vinícius Rocha Moraes, nos 100 e 200 m, Luís Gustavo Aguiar da Silva, no lançamento do martelo, e Jordan Santos de Souza, no decatlo, no masculino. Leticia Cristina Soares da Silva, nos 400 m com barreiras, e Rayane Amaral Santos, nos 100 m com barreiras, no feminino.

“O objetivo da equipe é lutar para ficar entre os três primeiros colocados na classificação geral, mas vamos tentar chegar à melhor colocação possível. Estamos passando por uma grande reestruturação este ano e queremos muito um bom resultado no primeiro Campeonato Brasileiro de 2018”, comentou o técnico Evandro Lazzari.

CONGRESSO TÉCNICO E PALESTRAS
O Congresso Técnico do evento será realizado a partir das 15 horas de sexta-feira (27), no Anfiteatro da Sede Social da Sogipa, que fica na Rua Barão de Cotegipe, 400.

Na sequência estão previstas a seguintes palestras:

16:00 – Educação Antidopagem e a importância do Jogo Limpo – Conad/CBAt
17:30 – Fundamentos do Treinamento dos Saltos no Atletismo – Prof. Kiyoshi Takahashi – Anatletismo
18:30 – Atletismo Esperança, construindo cidadãos campeões, do início ao pódio – Prof. Paulo César da Costa/FECAM*
19:00 – A transição da prova do salto em altura para o salto triplo feita pelo vice-campeão mundial indoor Almir Junior – Prof. José Haroldo Loureiro Gomes/Sogipa *

*Estas palestras fazem parte do 5º Ciclo de Palestras ADAB, uma iniciativa da Associação Desportiva Atletismo Brasil.

O Campeonato Brasileiro Caixa Sub-23, que reunirá mais de 600 atletas de 87 clubes de 20 Estados e Distrito Federal, é uma realização da CBAt e da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul (FAERGS), com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro, em convênio com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e apoio da Sogipa.

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa