Viviany de Lima bate recorde do salto triplo no Brasileiro Sub-16

A atleta cearense quebrou o recorde nacional da categoria durante a qualificatória da prova e foi a principal destaque da abertura do Brasileiro Sub-16

A saltadora Viviany Almeida de Lima, de apenas 15 anos, foi a grande destaque do primeiro dia de disputa do Brasileiro Sub-16 de atletismo, em João Pessoa-PB. Ainda na etapa qualificatória do salto triplo, a cearense atingiu a marca de 12,79m e estabeleceu um novo recorde nacional da categoria. No período da tarde, ela levou o ouro na final com 12,73m (com vento de +3.2 m/s).

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Viviany melhorou sua própria marca alcançada no mês de setembro, durante a disputa do Brasileiro Sub-18. Na ocasião, ela havia feito 12,39m, em torneio realizado no Recife. Além disso, também na competição sub-18, a cearense quebrou o recorde brasileiro sub-16 no salto em distância, com 6,10m, e venceu o prêmio de melhor atleta do evento.

“Sou muito grata. Só tenho a agradecer ao meu treinador (Jacques Guimaraens) e a todos que me apoiaram. Eu não esperava essa marca de quase 13 metros. A minha prova principal é amanhã, o distância, e aí vou dar todos os saltos”, disse a cearense.

Nascida em 22 de junho de 2009, na cidade de Russas-CE, Viviany de Lima foi descoberta em um teste na escola feito pelo professor Jacques Guimaraens e treina há três anos. “Desde então, ela está sendo trabalhada para esses resultados, tem muito talento”, afirmou o treinador. “Tenho o projeto há 33 anos para resgatar meninos da rua e a única condição para treinar é estudar”, completou.

Após sua participação no Brasileiro Sub-16, Viviany integrará a seleção brasileira na disputa do Campeonato Sul-Americano Sub-18. O torneio acontecerá na cidade argentina de San Luis, de 6 a 8 de dezembro. A jovem irá competir no salto triplo e no salto em distância.

Ambulância é usada como iluminação em João Pessoa

Quando o dia escureceu, uma cena curiosa foi vista na Vila Olímpica da Parayba, local que acontece a competição, em João Pessoa-PB. Por conta da falta de iluminação noturna no complexo, uma ambulância foi usada como tentativa de iluminar a disputa da qualificatória do salto em altura feminino (confira a situação no vídeo abaixo).

https://twitter.com/chbrasileiros/status/1852515576955940979

Brenno Nascimento e Mariana Leite são os mais rápidos do Sub-16

Na segunda sessão do primeiro dia de disputa do Brasileiro Sub-16, Brenno Nascimento e Mariana Leite conquistaram a medalha de ouro na prova dos 75m rasos. Eles alcançaram, respectivamente, as marcas de 8s69 e 9s85. Já nos 1000m com obstáculos, os vencedores foram Kevin Aguero, com 2min43s21, e Thais Azarias, com 3min17s29.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Pela manhã, na primeira sessão do torneio, Letícia Oliveira venceu o salto com vara (3,21m). No lançamento do disco, os campeões foram Samuel Martins, com 54,40m, e Mikaela Hardt, com 44,52m.

*Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo

Victor Fardin
Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa