Copa de Salto com Vara contará com a presença de atleta olímpico

José Ferreira Santana, o Balotelli, representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris na prova do decatlo

A primeira edição da Copa Nacional de Salto com Vara acontecerá no próximo domingo (27), na pista da Escola Naval, no Rio de Janeiro. José Ferreira Santana, representante do Brasil no decatlo nos Jogos Olímpicos de Paris, e Lucas Allison Vicente, campeão do Troféu Brasil em junho, estão confirmados na competição. No feminino, Beatriz Chagas, segunda do ranking nacional, também participará do evento.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

O maior destaque do torneio é a presença de José Ferreira Santana (Praia Clube-MG), conhecido como Balotelli. Atleta da prova do decatlo, ele alcançou a marca de 4,80m na disputa do salto com vara em Paris, em umas das 10 etapas que competiu. Ao todo, ele finalizou no 14º lugar geral com 8.213 pontos, atingindo sua maior pontuação da carreira.

Lucas Allison, de 27 anos, é natural de Itajaí-SC e treina com Henrique Camargo. Sua melhor marca pessoal é 5,35m, alcançada em 2023 e atual segunda melhor do ranking brasileiro. Ex-ginasta, foi incentivado por amigos na faculdade, que já praticavam atletismo, para fazer um teste no salto com vara. “O técnico gostou da corrida, disse que eu tinha talento. Em um ano de treino, em 2016, já estava entre os melhores do Brasil na categoria sub-20”, contou.

Prova masculina no Troféu Brasil

No Troféu Brasil, Lucas saltou ao lado do campeão olímpico Thiago Braz, que competiu numa tentativa de buscar o índice para os Jogos Olímpicos de Paris. Thiago atingiu 5,65m e não alcançou o índice de 5,82m estabelecido pela World Athletics. Lucas, do Pinheiros-SP, foi o campeão brasileiro com 5,00m.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Aurélio Miguel (Centro Olímpico-SP), que conquistou o bronze no Troféu Brasil (4,95m), também está inscrito na Copa de Salto com Vara. Entre as mulheres, Beatriz Chagas (Pinheiros-SP), segunda do ranking nacional (4, 25m), e Júlia Calabretti, campeã brasileira sub-20 (4,03m), são as principais inscritas.

*Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo

Victor Fardin
Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa