Diamond League 2025 terá 14 meetings e final na Suíça

Confira o calendário de 2025 e outras informações da Diamond League, o principal circuito mundial de meetings de atletismo

Tudo pronto para a temporada de 2025! Nesta semana, a Diamond League divulgou as datas e locais das competições do ano que vem. A competição acontece em uma série de meetings (encontros) de atletismo realizados em diferentes cidades ao redor do planeta. Para 2025, a liga contará com 14 etapas, disputadas em quatro Continentes. A final do nobre circuito da World Athletics será em Zurique, na Suíça, em 27 e 28 de agosto de 2025.

+ SIGA O NOSSO CANAL NO WHATSAPP

Calendário

O caminho para o troféu de diamante começará em Xiamen, no dia 26 de abril de 2025, e permanecerá na China para o segundo meeting da temporada, em Xangai/Suzhou, no dia 3 de maio. A série seguirá então para Doha (Catar) e Rabat (Marrocos) antes do primeiro evento do ano na Europa, em Roma (Itália), no dia 6 de junho.

Na sequência, a liga para em Oslo (Noruega), Estocolmo (Suécia) e Paris (França). Vai para os Estados Unidos, com a etapa de Eugene, e volta para a Europa, com sedes na cidade-Estado de Mônaco e em Londres (Inglaterra) em julho, antes de entrar na reta final em agosto. Após encontros na Silésia (Polônia), Lausanne (Suíça) e Bruxelas (Bélgica), a final da Diamond League retornará a Zurique, pela primeira vez desde 2022, de 27 a 28 de agosto.

O torneio

Cada prova será disputada entre quatro e sete vezes até a final, dando a atletas, com toda a diversidade de provas do atletismo, a chance de se classificarem. Os atletas recebem pontos de acordo com o desempenho em cada etapa da competição. Assim, somente os oito primeiros colocados avançam para as finais. Os 32 campeões da Diamond League serão premiados no Weltklasse Zurich, com o icônico trofeu de diamante e também prêmios recordes em dinheiro.

A Diamond League fecha em agosto. Por isso, servirá de preparação e será uma prévia do espetáculo que todos vão assistir no Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio-2025. Ademais, o evento está marcado para o período de 13 a 21 de setembro.

Histórico brasileiro

Alison dos Santos, o Piu, na prova dos 400m com barreiras da Diamond League, em Zurique
Alison dos Santos, o Piu, na prova dos 400m com barreiras da Diamond League, em Zurique – Foto: 2024 Getty Images

O Brasil tem dois bicampeões da Diamond League. Alison dos Santos, o Piu, conquistou o título nos 400 m com barreiras em 2022 e 2024, além de ser campeão mundial e ganhar duas medalhas olímpicas. Já Fabiana Murer, no salto com vara, foi campeã em 2010 e 2014. Por fim, a saltadora também é campeã mundial e recordista sul-americana.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

*Com informações da CBAt

Fabrizio Giachero
Paulista em terras mineiras. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa