Leonardo Santos é campeão Sul-Americano Sub-23 de atletismo

Leonardo Santos e Jânio Marcos fazem dobradinha brasileira nos 1.500m

Nesta sexta-feira (27), aconteceu o primeiro dia do Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-23, realizado em Bucaramanga, na Colômbia, de 27 a 29 de setembro. O time brasileiro começou bem, conquistando 14 medalhas: três de ouro, cinco de prata e seis de bronze. O grande destaque ficou por conta da dobradinha nos 1.500m masculino, com Leonardo Santos em primeiro lugar e Jânio Marcos em segundo.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Provas Femininas

Na estreia do Campeonato Sul-Americano, o Brasil começou o dia conquistando a medalha de prata nos 20.000m marcha atlética feminina, com Gabriela Souza completando a prova em 1h43min54s. O ouro ficou com a colombiana Natalia Pulido, que venceu com o tempo de 1h41min28s, enquanto a boliviana Inés Hualpa garantiu o bronze com 1h46min. Outra brasileira que alcançou o pódio foi Mirelle Da Silva, garantindo a medalha de bronze nos 1.500m com o tempo de 4min34s. Ela terminou atrás da peruana Anita Poma e da colombiana Karol Luma.

Além disso, Núbia Oliveira, nos 10.000m, com o tempo de 35min37s51, conquistou o primeiro ouro feminino do Brasil. As atletas Vanessa Sena e Rayssa Romão também medalharam no salto em distância, conquistando o primeiro e segundo lugares, respectivamente. Para completar as conquistas femininas, Daniele Campigotto conquistou o bronze nos 100m.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Provas Masculinas

Na prova de arremesso de peso masculino, a disputa entre os três primeiros colocados foi acirrada. O brasileiro Vinicius Darolt garantiu a medalha de bronze com a marca de 17,32m, ficando atrás de Juan Manuel, da Argentina, que alcançou 17,73m, e de Ronal Grosso, da Colômbia, que marcou 17,36m. Já no lançamento do disco, Alberto Rodrigues também garantiu a medalha de bronze. Na prova de salto com vara, Andreas Lothar Kreiss conquistou a medalha de prata com um salto de 5,10m.

A prova masculina de 1.500 metros foi o ponto alto e mais vibrante no estádio Luis Enrique Figueroa, em Bucaramanga, Colômbia. O brasileiro Leonardo Santos venceu com o tempo de 3m43s55, seguido de perto por Jânio Marcos, que conquistou a prata com apenas 14 centésimos a mais, registrando 3m44s71. Nos 100m Hygor Gabriel fez 10.44 e ficou com a terceira colocação.

Na prova de revezamento 4x400m misto, o Brasil garantiu o terceiro lugar com o tempo de 3min26s88. O segundo lugar ficou com a equipe do Equador, enquanto os campeões foram os atletas da Colômbia.

Luciana Zerati
Formada em Jornalismo pela PUC-SP e apaixonada pelo universo esportivo e por Ginástica Rítmica

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa