Brasil vence o Sul-Americano Sub-20 com 39 medalhas

O Brasil conquistou mais 13 medalhas, tendo 39 no total, e venceu o Campeonato Sul-Americano Sub-20 de atletismo

O atletismo brasileiro fechou, neste domingo (14), o Campeonato Sul-Americano Sub-20 com chave de ouro. Este era o último dia de competições do evento sediado em Lima, no Peru, e contou com mais 13 conquistas de medalhas para o país (três ouros, três pratas e cinco bronzes). Assim, o Brasil fechou o torneio com 39 medalhas no total, sendo o grande vencedor do quadro geral com 368 pontos.

+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Ouros deste domingo

O primeiro ouro do dia veio nos 3000 metros com obstáculos masculino. Por lá, Samuel Costa Santana se sagrou campeão após completar o percurso em 9min08s79, cerca de cinco segundos à frente do argentino Guerrero Leonardo. Outro brasileiro esteve presente na prova, mas sem conquistar medalhas. Gustavo Almeida da Silva marcou o tempo de 9min49s53 e ficou na 6ª colocação.

Amanda Miranda da Silva foi a outra atleta do Brasil campeã neste domingo. Ela venceu a final dos 400 metros com barreiras feminino após anotar o tempo de 59s63. A colombiana Loboa Sastre Paola Andrea veio logo atrás com a marca de 1min00s13, enquanto a argentina Bernard Stilling Helen fechou o pódio com 1min00s19. A brasileira Nykolli Alves Da Silva Rangel fez uma boa provamas chegou cerca de um segundo depois para ficar em 4º lugar.

Vanessa Sena dos Santos conquistou a terceira dourada do dia no salto em distância feminino. Ela pulou 6,17m,doze centímetros a mais que a colombiana Dana Jimenez e conquistou o título. Em seguida veio a Zanolli Victoria com 5,84m, dois centímetros a mais que a brasileira Isabela Beatriz Teixeira, que ficou em quarto lugar.

Chuva de medalhas

O Brasil ainda conseguiu conquistar três pódios duplos nas provas de 200 metros rasos masculino, 800 metros rasos feminino, salto em altura feminino. Nos 200m, Wesley Henrique Dionisio fez o tempo de 21s66 para ficar com a prata, enquanto Paulo Henrique Pedroso ficou com o bronze pela marca de 21s73. O chileno Aravena Catil Benjamín levou o ouro com o tempo de 21s62, quatro centésimos de segundo à frente do brasileiro.

Já na prova feminina, Sabrina Gabrieli Pena percorreu os 800 metros em 2min08s57 para levar a prata. Cerca de meio segundo depois veio Luise Rosa Braga para ficar com o bronze. Por fim, a equatoriana Conde de Frankerberg Isabel sobrou na prova, fez a marca de 2min06s e faturou a dourada.

No salto em altura, Maria Eduarda de Oliveira saltou 1,76m e ficou com a medalha de prata, enquanto Luisa Lummertz Colares saltou 1,70m para levar o bronze. A campeã da prova foi a colombiana Arboleda Maris, que teve a marca de 1,82m para faturar o ouro. Por fim, no lançamento de disco feminino, e Samanta Santos da Silva Lopes lançou em 46,78 m e ficou com o bronze.

Preparação para o Mundial

O Sul-Americano Sub-20 é uma oportunidade para que os atletas brasileiros lutem por qualificação para o Mundial da categoria, evento que também acontecerá em Lima, de 27 a 31 de de agosto. Até o momento, 27 atletas, sendo dez mulheres e 17 homens, já alcançaram os índices estabelecidos pela World Athletics.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Fabrizio Giachero
Paulista em terras mineiras. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa