Hakelly Souza e Paulo Batista vencem no Brasileiro Sub-20

Após venceram 100m, Hakelly da Silva e Paulo Henrique Batista também conquistam 200m; Julia Calabretti e Bryan Alves são destaques no dia

Dois jovens velocistas já conquistaram títulos na base com o Campeonato Brasileiro Sub-20 de Atletismo. Os destaques deste domingo foram Hakelly da Silva e Paulo Henrique Batista, que venceram as provas de 200m. Além disso, Julia Calabretti conquistou o título no salto com vara e garantiu índice para disputar o Mundial da categoria. Bryan Alves foi ouro nos 1500m, após já ter conquistado título nos 800m.

Jovens velocistas se classificam para Sul-Americano

Hakelly da Silva foi a grande campeã na prova dos 200m feminino. Ela fez marca de 24s45 e conquistou mais um título, uma vez que foi ouro nos 100m. A atleta de 15 anos começou a treinar há um ano e venceu os Brasileiros Sub-16 (75 m e 250 m), Sub-18 e agora Sub-20 (nos 100 m e 200 m). “Minha expectativa era grande, de melhorar o meu tempo (24.33), mas a medalha de ouro está no peito e fico muito feliz. Sonho com melhorar cada vez mais, nunca está bom”, confessou Hakelly. Letícia Lopes fez tempo de 24s86, ficando com a prata, enquanto o bronze foi para Larissa de Jesus com 25s05.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Já no naipe masculino da prova, outro campeão dos 100m voltou para a pista para também faturar o título nos 200m. Paulo Henrique Batista fez tempo de 21s19 e subiu no lugar mais lato do pódio. O pódio foi completado com Wesley da Silva com tempo de 21s60 e Angelo Conceição que fez 21s91. “Eu estava confiante, vindo de boas competições. Foi bom, mas quero tentar baixar a marca em uma prova que vou fazer em São Paulo e no Troféu Brasil de Atletismo. Acho que correr com os melhores do Brasil vai ajudar, impulsionar para eu buscar melhores marcas”, disse Paulo Henrique. A competição será de 27 a 30 de junho e terá atletas de todo o país competindo na categoria adulta.

Ambos os velocistas levaram as vagas nas duas provas na seleção brasileira que disputará o Campeonato Sul-Americano de Lima, de 12 a 14 de julho. Eles ainda têm índices para o Campeonato Mundial Sub-20, também em Lima, de 26 a 31 de agosto. Paulo Henrique têm índices nos 100m e 200m, enquanto Hakelly se garantiu nos 200m.

Julia Calabretti faz índice para Mundial Sub-20

Julia Calabretti ganha ouro no salto com vara
(Alexandre Loureiro/CBAt)
Julia Calabretti é ouro no salto com vara (Foto: Alexandre Loureiro/CBAt)

No campo, Julia Calabretti foi o destaque do último dia de competição. No salto com vara, a paulista saltou para 4,03m, alcançando o índice para disputar o Campeonato Mundial Sub-20. É também a segunda melhor marca da história do do Brasil na categoria, atrás apenas de Izabel De Marco, com 4,10m.

“Ela tem sim a Fabiana Murer (recordista sul-americana) como inspiração e mesmo as meninas da atualidade como a Izabel e a Juliana Campos. Vamos passo a passo, mas acho que pode evoluir muito”, disse Alexandre Morato, treinador da jovem atleta.

Bryan Alves leva 1500m

Após ter conquistado o ouro nos 800m, Bryan Alves também levou o título nos 1500m neste domingo. O atleta fez marca de 3min55s77, garantindo o ouro. “Venho treinando desde o início da temporada para ir bem neste Brasileiro e estou feliz porque sei que já sou inspiração para os ‘peixeiros’ e os meninos do projeto”, brincou o campeão, referindo-se aos moradores de Itajaí, Santa Catarina. A prata ficou com Pedro Henrique de Freitas com 4min00s04, enquanto Luan dos Santos fechou o pódio com 4min01s14.

Camila Nakazato
Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 a distância e Paris-2024 in loco pelo Olimpíada Todo Dia; hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa