Revezamentos 4x100m do Brasil disputam vagas olímpicas

A seleções masculina e feminina vão brigar por vagas olímpicas em competição realizada nas Bahamas a partir deste sábado

A partir deste sábado (4), o Brasil vai disputar o Campeonato Mundial de Revezamentos de Nassau, nas Bahamas. A competição acontece no Estádio Nacional Thomas A. Robinson até o próximo domingo (5) e é classificatória para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. A seleção brasileira composta por 22 atletas e cinco equipes, saindo da Flórida (EUA) e São Paulo, viajou para a sede do evento na última quinta-feira (2). Confira a convocação completa aqui.

Os integrantes do revezamento 4x100m masculino viajaram dos Estados Unidos para Bahamas. A equipe que vai buscar a medalha, assim como a vaga olímpica, vai contar com: Erik Cardoso, Felipe Bardi, Gabriel dos Santos Garcia, Rodrigo Pereira do Nascimento, Paulo André Camilo e Renan Gallina.

“Fizemos um bom camping na Flórida, com boas instalações e logística para o treinamento e refeições. Foi bem assertiva a escolha porque também encontramos um bom nível de competições, com séries fortes. Fizemos treinos bons, com evolução na velocidade de passagem do bastão, e estamos confiantes no nosso objetivo que é a vaga olímpica”, disse Victor Fernandes, treinador-coordenador pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

4x100m feminino

Para o revezamento 4x100m feminino viajaram as velocistas Ana Azevedo, Gabriela Silva Mourão, Lorraine Martins e Vitória Rosa, além de Gabriela Aline Grunow. Anny Caroline de Bassi assegurou convocação para os três revezamentos 4x100m e 4x400m, feminino, e 4×400 m misto. Mesmo assim, será escalada no time dos 400m.

“A Vitória Rosa vem fazendo bons resultados neste início de temporada, assim como a Ana Azevedo e isso só facilita o nosso trabalho. Juntamente com as outras meninas, a Lorraine Martins voltando de lesão e agora em boa fase, acreditamos numa boa performance”, comentou o treinador Renan da Mota Valdiero. 

O Mundial

O Mundial da Bahamas vai qualificar 14 equipes para os Jogos Olímpicos de Paris, em agosto. O critério estabelecido pela World Athletics (Federação Internacional) visa dar mais oportunidade de qualificação aos países. O ‘round 1’ conta com 32 equipes participantes divididas em quatro séries.  Os dois primeiros de cada uma, oito equipes, garantem vaga olímpica, assim como avançam para a decisão do Mundial de Revezamentos. Além disso, os demais 24 times terão a oportunidade de fazer o ‘round 2’ de disputas que qualificará mais seis quartetos, duas por série.

*Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)

Adielson de Barros
Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa