Troféu Adhemar com índices para Mundial Sub-20 e boas marcas

Arthur Curvo, no lançamento do dardo, Vinícius Galeno, nos 400m, e Amanda Miranda, nos 400m com barreiras, representarão o Brasil no Mundial Sub-20

O sábado (6) foi de resultados importantes para o atletismo brasileiro. E alguns deles aconteceram na quarta etapa do Troféu Adhemar Ferreira da Silva. Além de Matheus Lima, que conseguiu o índice olímpico nos 400m com barreiras, o dia em Bragança Paulista ficou marcado por boas marcas e índices para o Campeonato Mundial Sub-20. O evento se encerra neste domingo (7) com mais 27 provas, divididas em dois períodos: manhã e tarde.

A competição está sendo disputada no Centro Nacional de Treinamento e três atletas alcançaram índice para o Mundial Sub-20 de atletismo. São eles: Arthur Curvo, de 19 anos, que terminou em terceiro lugar no lançamento do dardo, com em 69,48m, Vinícius Moura Galeno, quarto colocado nos 400m, e Amanda Miranda da Silva em uma das séries de semifinal dos 400m com barreiras, com 59.04. Os três irão representar o Brasil no evento da categoria em Lima, no Peru, de 27 a 31 de agosto.

“Estou muito feliz por estar nessa competição com grandes atletas. Fazer o índice é muito importante para mim, essa é a terceira competição do ano e a terceira vez que bato o índice”, destacou Vinícius Galeno. O atleta retornou após um treino em Cochabamba, na Bolívia,. “Ficar na altitude ajudou na oxigenação e a melhorar o nível da competição. Voltei mais confiante e acredito que estou apto a competir”, concluiu o corredor.

Vitoriosos do sábado

As competições deste sábado do Troféu Adhemar Ferreira da Silva de atletismo foram finalizadas com a disputa do lançamento do dardo masculino. A medalha de ouro foi para Pedro Henrique Nunes, com a significativa marca de 80,02m, seguido por Luiz Maurício Dias da Silva, prata, com 77,84m, e pelo ganhador do bronze, Arthur Curvo, que registrou 69,48m. 

Na prova dos 400m, o campeão foi Lucas da Silva Carvalho com 45.16. Natural de Santo André, o competidor já tem o índice olímpico com a marca de 44.79. Ele alcançou esse feito em meados de 2023, em São Paulo. Completaram o pódio desta prova Lucas Conceição Vilar, segundo colocado, com 45.81, e Vitor Hugo de Miranda, terceiro, com 46.41.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

E não foram só os brasileiros que foram bem. Nemata Nikiema, atleta de Burquina Faso, também se destacou quarta etapa do Troféu Adhemar Ferreira da Silva. O competidor africano subiu ao topo do pódio no salto em distância, com 6,66m. Ele está no Brasil há cinco anos e festejou bastante sua melhor marca pessoal. O saltador integra o grupo de treino de Nélio Moura, técnico da campeã olímpica Maurren Maggi (Pequim-2008).

O Troféu Adhemar Ferreira da Silva é uma competição categoria E da World Athletics na busca de pontos no ranking da corrida olímpica até os Jogos de Paris-2024, na França. O atletismo será disputado na Olimpíada de 1º a 11 de agosto. Esse evento também é uma homenagem ao bicampeão olímpico do salto triplo Adhemar Ferreira da Silva, vitorioso nas edições de Helsinque-1952 e Melbourne-1956.

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa