Welington Morais faz PB e vence Challenge no Uruguai

Welignton Morais, Izabela Rodrigues, Ana Azevedo e July Ferreira levam ouros para o Brasil no Challenge Hugo La Nasa de Atletismo

Quatro brasileiros venceram o Challenge Hugo La Nasa de Atletismo no Uruguai. O destaque do dia foi Welington Morais, que fez sua melhor marca pessoal no arremesso de peso, com 21m01, e conquistou o ouro. No lançamento de disco, a campeã Pan-Americana Izabela Rodrigues também venceu com marca de 59m61. Ana Azevedo e July Ferreira vencem nas provas de 100m e 1500m.

Em primeira prova do dia do programa, Welington Morais foi o único brasileiro disputando a prova de arremesso de peso. Entre as três primeiras tentativas, o brasileiro marcou 19m80 e em seguida um 20m27, suficiente para liderar e se garantir na parte final da disputa, queimando a última tentativa preliminar. Mais tranquilo, Welington queimou a quarta tentativa, mas marcou 20m23 em seguida. Mas a cereja do bolo foi o sexto e último arremesso, onde o brasileiro encaixou bem o lançamento e fez 21m01m, sua melhor marca, e arrematando o ouro. A prata e o bronze foi para a dobradinha da Argentina com Uriel Sasia e Juan Carballo.

Izabela Rodrigues domina lançamento de disco

Outra que sobrou no Uruguai foi Izabela Rodrigues, no lançamento de disco. A campeã dos Jogos Pan-Americanos foi ouro no Challenge já na primeira tentativa, com 59m61, com quase 6 metros de diferença para a segunda colocada, a argentina Ailen Armada com 53m80. Sua compatriota María Ratibel completou o pódio com 45m81.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Brasil brilha em provas de pista

Nas pistas, os brasileiros seguiram soberanos. A prova de 100m rasos feminina foi de duelo brasileiro pelo ouro. Vitória Rosa e Ana Azevedo dominaram suas baterias, fazendo 11s58 e 11s57, respectivamente. Na decisão, as brasileiras correram coladas, mas Ana Azevedo levou a melhor com 11s42, enquanto Vitória Rosa ficou com a prata com 11s48. A argentina María Lamboglia fez 11s68 e terminou com o bronze.

July Ferreira foi campeã da dos 1500m feminino com tempo 4min16s92. As argentinas Carolina Lozano ficou com a prata com 4min21s06, enquanto Antonella Guerrero terminou na terceira posição com 4min29s02.

Camila Nakazato
Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 a distância e Paris-2024 in loco pelo Olimpíada Todo Dia; hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa