Alencar Pereira quebra o recorde brasileiro Sub-20 do martelo

Alencar Pereira quebra recorde Sub-20. No adulto, Allan Wolski estreia na temporada com 72,53m na Arena Caixa.

O paulista Alencar Chagas Pereira (ARPA-SP) bateu, neste final de semana, o recorde brasileiro do lançamento do martelo na categoria Sub-20. A conquista aconteceu no Torneio FPA de Atletismo (Adulto e Sub-20), organizado pela Federação Paulista de Atletismo. A competição foi realizada na Arena Caixa, em São Bernardo de Campo, no ABC paulista.

Alencar venceu a prova com a marca de 70,78m. O recorde anterior pertencia a Luís Gustavo Aguiar da Silva, com 69,84m, e fora estabelecido no dia 6 de agosto de 2015, durante o PAN Sub-20 de Edmonton, no Canadá.

“Fiquei feliz com o recorde, mas o meu objetivo era o índice para Mundial Sub-20 de Tampere, na Finlândia. Estou confiante, acho que vou superar os 71,72m exigidos pela IAAF”, comentou o atleta, referindo-se ao Campeonato marcado para julho.

No adulto, outro bom resultado no martelo foi o alcançado por Allan Wolski (Pinheiros-SP). O atleta venceu com a marca de 72,53m. “Nada melhor do que começar a temporada com o pé direito”, disse. Luís Gustavo Aguiar da Silva (Orcampi Unimed-SP) ficou em segundo lugar, com 63,93m.

Vários atletas estrearam na temporada ao ar livre no torneio com bons resultados. Caso de Vitor Hugo dos Santos (Orcampi Unimed-SP), campeão dos 100m, com 10.28 (1.2). No decatlo, Felipe Vinicius dos Santos (Orcampi Unimed) foi o campeão, com 7.580 pontos. Confira aqui os resultados completos.

Marina Balbino

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa