Caio Bonfim e Viviane Lyra: os melhores do ano da CBAt

Marchadores Caio Bonfim e Viviane Lyra escolhidos pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) como os melhores atletas de 2023

A elite do atletismo brasileiro se reuniu nesse domingo (24) em São Paulo para celebrar os melhores nomes da modalidade em 2023. Os craques da marcha atlética Caio Bonfim e Viviane Lyra levaram os principais prêmios da noite, reconhecidos como os melhores atletas do ano passado. Renan Gallina e Vanessa Sena foram escolhidos como as revelações do ano.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Caio Bonfim teve uma ótima temporada em 2023. No Campeonato Mundial, ele levou a medalha de bronze na marcha atlética de 20km, além do título geral do circuito mundial. Caio ainda levou duas medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago – prata nos 20km e bronze no revezamento misto com Viviane Lyra. E a marchadora ganhou como o a melhor do ano no feminino. Viviane Lyra ficou em quarto lugar na marcha de 35km e em oitavo nos 20km no Mundial de atletismo de 2023, conseguindo o índice olímpico da prova.

Na categoria Treinador Destaque, houve um empate. Gianetti Sena, mãe e treinadora de Caio Bonfim, e Darci Ferreira, treinador dos velocistas Felipe Bardi e Erick Cardoso, que em 2023 se tornaram os primeiros brasileiros a correr os 100m rasos em menos de 10 segundos.

Revelações

A premiação também reconheceu as duas maiores revelações do ano. No masculino, o escolhido foi Renan Gallina, que foi um dos destaques do Brasil nos Jogos Pan-Americanos. Ele ganhou duas medalhas de ouro na mesma noite. O paranaense foi campeão dos 200m rasos e do revezamento 4x100m. Ele ainda ganhou o título dos 200m no Pan-Americano Sub-20 e dos 100m no Sul-Americano da categoria. Já no feminino, a revelação do ano foi Vanessa Sena. Em 2022, ela ganhou o ouro no Sul-Americano Sub-20 salto e revezamento 4×100 e prata no Pan-Americano da categoria no salto em distância.

Votações populares

O público ajudou a escolher três prêmios da noite. Foram dois nomes escolhidos como “Atleta da Galera”. No masculino, o medalhista olímpico Alison dos Santos, quinto colocado no Mundial do ano passado, venceu a votação. Já entre as mulheres, a mais votada pela torcida foi a fundista Aline Prudêncio de Freitas, que correu a Meia-maratona no Mundial de Corridas de Rua em 2023.

Na categoria Imagem do Ano, a fotografia “Milésimos de segundo” de Wagner Carmo foi a mais votada. A foto registrou uma passagem de bastão entre Felipe Bardi e Erick Cardoso no revezamento 4x100m rasos no Mundial de Budapeste.

Erick Cardoso e Felipe Bardi em troca de bastão durante revezamento no Mundial de atletismo
(Foto: Wagner Carmo/CBAt)

Melhores clubes

Dois clubes foram premiados pela performance de seus atletas em 2023 nas principais competições nacionais. O Esporte Clube Pinheiros é o Clube de Alto Rendimento do Ano. O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) é o Clube Formador. O Pinheiros totalizou 558 pontos, sendo 458 no Troféu Brasil (onde conquistou o seu oitavo título) e 100 no Brasileiro Sub-23. Já o Centro Olímpico somou 355,8 pontos juntando os Campeonatos Brasileiros Sub-20, Sub-18 e Sub-16.

Gabriel Gentile
Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa