Revezamento 4x100m é convocado para Camping nos EUA

A CBAt convocou seis velocistas para treinos e competições nos Estados Unidos visando a vaga olímpica via Mundial de Revezamentos

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou seis atletas para participarem do Camping Internacional do Revezamento 4x100m masculino. O período de treinamentos vai acontecer entre os dias de 22 de março a 1 de maio, na cidade de Bradenton, na Flórida, Estados Unidos. 

Felipe Bardi e Erik Cardoso encabeçam a lista, ambos do SESI-SP. Paulo André Camilo, o PA, do CAES-ES, Rodrigo do Nascimento e Gabriel Aparecido Garcia, do Pinheiros-SP também foram chamados. Por fim, Renan Gallina, de Maringá-PR, completa a equipe que treina visando a classificação olímpica no Mundial de Revezamentos. 

O grupo vai se reunir dia 22 deste mês e viajar no dia 25. Os critérios de convocação segue atletas com índice olímpico nos 100m e nos 200m, mais bem posicionados no ranking brasileiro dos 100m e o primeiro nos 200m. A janela dos resultados válidos data o período de 6 de julho de 2023 a 7 de abril de 2024. 

Além dos treinamentos, os atletas brasileiros vão competir tanto em suas provas individuais quanto com o revezamento 4x100m. O objetivo principal do Camping é justamente que o time adquira mais prática de competição. Além disso, que também se prepare para o Campeonato Mundial de Revezamentos de Nassau, Bahamas, visando vaga olímpica no evento.

Mundial e vaga olímpica

O Mundial de Revezamentos está marcado para os dias 4 e 5 de maio. A competição vai qualificar 14 equipes para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, em agosto. De acordo com a World Athletics (federação internacional), o ‘round 1’ terá as 32 equipes divididas em quatro baterias. Em seguida, os primeiros colocados de cada série avançam para a final e garantem vaga olímpica.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Além disso, os demais 24 times terão outra chance no ‘round 2’ de disputas que qualificará mais 6 equipes – duas por série. Por fim, as duas vagas olímpicas restantes para o revezamento 4x100m após o Mundial da Bahamas serão preenchidas pelo ranking mundial.

*Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)

Adielson de Barros
Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa