Brasil começa bem no pentatlo e heptatlo do Sul-Americano Indoor

A jovem Tainara Mees foi a principal destaque do país na primeira sessão do torneio

Na primeira sessão de disputa do Sul-Americano Indoor de atletismo, em Cochabamba, os atletas brasileiros tiveram um início positivo, principalmente nas provas de pentatlo e heptatlo do evento. O torneio seguirá no período da tarde, com mais uma sequência de modalidades distintas.

Entre as mulheres, a jovem Tainara Mees, de apenas 19 anos, foi a principal destaque do Brasil. Primeiramente, ela abriu o dia vencendo a prova 60m com barreiras, onde atingiu o tempo de 8s68. Logo depois, ela acabou na segunda posição na disputa do salto em altura, com a marca de 1,61m. Para encerrar o período da manhã, Tainara também ficou em segundo no arremesso de peso, batendo 11,87m.

Quem fez companhia à atleta foi a compatriota Raiane Vasconcelos, de 26 anos. Ela triunfou na prova do salto em altura, superando o sarrafo de 1,64m de altura. Além disso, a brasileira também terminou no pódio nas outras disputas, acabando em segundo no 60m com barreiras (9s08) e em terceiro no peso (11,75m).

Competição masculina

Já no masculino, o melhor representante do Brasil no Sul-Americano Indoor foi José Fernando Ferreira Santana, o Balotelli, de 24 anos. Ele se saiu vitorioso na prova de 60m rasos, finalizando no tempo de 6s90. Mais tarde, o brasileiro ficou apenas na quarta colocação no salto em distância, com a marca de 6,99m. Porém, na sequência, José se recuperou e conseguiu mais um pódio, acabando em terceiro no arremesso de peso (13,63m).

Também na disputa do heptatlo, Lucas Catanhede alcançou apenas um pódio na abertura do torneio, terminando em terceiro no salto (7,03m). Ademais, o atleta finalizou em quarto nos 60m (7s15) e em quinto no peso (11,37m).

Por fim, ainda entre os homens, Lucas Carvalho e Lucas Vilar avançaram para a final na prova de 400m rasos. Eles terminaram em primeiro e segundo lugares da bateria, respectivamente, e garantiram seus lugares na decisão. A disputa por medalhas ocorrerá neste domingo (28), às 11h50, no horário de Brasília-DF.

Victor Fardin
Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa