Desafio CBAt abre a temporada de competições em 2024

O evento, que acontecerá nesta quarta-feira (10) em Bragança Paulista-SP, é o primeiro do ano e seletivo para o Sul-Americano Indoor de Cochabamba, na Bolívia

O Desafio CBAt Loterias Caixa abrirá, nesta quarta-feira (10), as competições nacionais da temporada de 2024. O objetivo é o de proporcionar aos atletas a oportunidade de conseguir marcas para a convocação visando o Campeonato Sul-Americano Indoor de Cochabamba, na Bolívia, em 27 e 28 de janeiro. A competição será no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, localizado na cidade de Bragança Paulista-SP, com entrada franca.

Os saltos com vara, em distância e triplo serão acontecem na pista indoor, exatamente como ocorre nas provas realizadas no inverno dentro dos calendários dos países europeus e da América do Norte. O Desafio CBAt Loterias Caixa se inicia às 14h, com a disputa da final por tempo dos 60m com barreiras masculino. Por fim, a última prova está marcada para às 17h10, com a realização da final dos 3.000m rasos masculino.

A competição é aberta para os 24 primeiros colocados nas provas de pista e para os 12 primeiros nas de campo no Ranking Brasileiro Adulto no período de 1 de janeiro a 22 de novembro de 2023. Assim, estão inscritos 93 atletas, 33 no feminino e 60 no masculino.

A convocação para o Sul-Americano Indoor será de, no máximo, dois atletas por prova. Para isso, eles terão que estar entre os seis primeiros colocados do Ranking Sul-Americano combinado no período de 6 de julho de 2023 a 10 janeiro de 2024. Dessa forma, em caso de desistências, só será convocado o atleta que estiver até a terceira posição do Ranking Brasileiro combinado, no mesmo período. Além disso, os revezamentos 4x400m se formarão conforme disponibilidade de atletas classificados nas provas individuais.

Como funciona o Ranking Brasileiro

O Ranking Brasileiro Combinado consiste na combinação dos Rankings Indoor e Outdoor. No caso de provas equivalentes que possuem distâncias diferentes na versão indoor e outdoor (60m com barreiras/110m masculino e 100m com barreiras feminino, 60m/100m, 3.000m/5.000m), será considerado o resultado com a maior pontuação.

O Campeonato Mundial Indoor ocorrerá entre os dias 1 e 3 de março em Glasgow, na Escócia. O Brasil já tem atletas qualificados, dentre eles o arremessador do peso Darlan Romani, campeão mundial em Belgrado-2022, na Sérvia. “Quero colocar meu grupo de atletas para competir e avaliar a fase de treinamento”, disse o treinador Neílton Moura que já inscreveu cinco competidores.

Por fim, no Sul-Americano realizado em fevereiro de 2022, o Brasil foi bicampeão com 159 pontos, seguido pela anfitriã Bolívia (106) e Venezuela (64). Ao todo, foram 16 medalhas de ouro, 10 de prata e 10 bronzes. Em 2020, o Brasil somou 124 pontos, contra 120 da Bolívia e 103 da Argentina.

*Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo

Victor Fardin
Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa