Desta vez valeu: Beth Gomes leva primeiro ouro em Santiago

Depois de não receber medalha por recorde mundial, Beth Gomes conquista o ouro no arremesso de peso no Parapan

Beth Gomes não sairá de Santiago-2023 sem um ouro. Depois de bater o recorde mundial do lançamento de disco e não receber medalhas, a brasileira venceu a disputa do arremesso de peso F53/54/55/56 para faturar seu primeiro ouro nesta edição dos Jogos Parapan-Americanos. O feito ocorreu neste sábado (25), no último dia do atletismo no Parapan, no Centro Alético Mario Recordón.

Atleta da classe F53, Beth Gomes competiu em uma final contra cinco atletas de outras duas categorias. Quando há a junção de classes em uma prova de campo do atletismo paralímpico, os resultados são obtidos a partir do sistema de Raza, em que os desempenhos são convertidos em pontuações através de uma fórmula que leva em conta as classes dos atletas.

Assim, Beth marcou 7,63m e somou 1.176 pontos segundo o sistema de Raza para levar a medalha de ouro. A mexicana Gloria Zarza, da classe F54, marcou 8,16m, mas somou apenas 1.018 pontos e terminou em segundo lugar. Outra mexicana, Rosa Maria Guerrero, da classe F55, também anotou 8,16m, com pontuação de 1.008 pontos, e ficou com o bronze.

Atual campeã mundial do arremesso de peso, Beth Gomes conquistou sua segunda medalha nesta prova em Jogos Parapan-Americanos, depois da prata em Toronto-2015. Aos 58 anos de idade, ela ainda acumula dois ouros no lançamento de disco e um bronze no lançamento de dardo – esta última obtida em Santiago-2023, um dia antes.

Beth ainda teria uma terceira medalha dourada no lançamento de disco, pois venceu a prova em Santiago-2023 e, inclusive, chegou a bater o recorde mundial. No entanto, a prova acabou não valendo medalhas porque teve apenas duas atletas inscritas – Beth e uma mexicana.

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaSantiago 2023Atletismo

A derrota de Vinícius Costa para o indiano Sivarajan Solaimalai impediu o duelo dele com o compatriota Vitor Tavares na semifinal do Internacional do Bahrein de Parabadminton
A goiana Thais Severo conquistou o título das duplas mistas do Elite de Lasko ao lado de Boris Travnicek. A medalha de ouro foi conquistada com cinco vitórias e apenas dois sets perdidos
Cátia Oliveira, ao lado de Joyce de Oliveira, conquistou seu segundo ouro no evento da Eslovênia. Brasileiras cederam apenas um set durante toda a campanha
Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.