AD Centro Olímpico é campeã do Brasileiro Sub-18

A equipe de São Paulo, com 26 atletas, teve boa atuação em vários grupos de provas e venceu a competição com 174 pontos

A AD Centro Olímpico, de São Paulo, se sagrou campeã do Brasileiro Sub-18 de atletismo neste domingo (13), depois de três dias de competição, realizada na pista da Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju-SE. A equipe vencedora trouxe 26 atletas para a capital do Sergipe e somou 174 pontos. Além disso, eles também triunfaram nos naipes feminino (66 pontos) e masculino (108 pontos). O campeonato foi transmitido ao vivo pela TV Atletismo Brasil, através do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Na sequência, a segunda colocada na classificação geral foi a Orcampi, de Campinas-SP, com 80 pontos – o time também foi vice-campeão no masculino (57 pontos). A APA SECEL, de Jaraguá do Sul-SC, foi a terceira colocada no geral (78 pontos). Já a Nipo Brasileira SMLER, de Araçatuba-SP, ficou em terceiro no masculino (42 pontos). A Geração Atletismo Cianorte-PR, foi a vice-campeã no feminino (49 pontos). Por fim, a terceira colocada no feminino foi a AETA – Atletismo Taubaté (42 pontos).

Resultados por estado

No quadro de medalhas, o estado campeão foi São Paulo, com 40 medalhas (16 de ouro, 12 de prata e 12 de bronze). Logo depois, o vice-campeão foi o Paraná com 19 medalhas (oito ouros, sete pratas e quatro bronzes). A terceira colocação ficou com Santa Catarina, com 13 medalhas (sete ouros, duas pratas e quatro bronzes).

“Marcamos bastante pontos com o fundo, as provas de velocidade, as combinadas, os saltos, uma campanha bem dividida”, disse Alexandre Morato, chefe de equipe do Centro Olímpico em Aracaju. “Essa campanha não é de hoje. Desde o pós-pandemia estamos trabalhando para trazer mais atletas e ter uma equipe mais consistente. A pandemia, um problema de muitas equipes, acabou impedindo a chegada de atletas e ficou um vazio. E agora estamos conseguindo fazer com que a equipe cresça novamente com mais atletas e também treinadores”, acrescentou Morato.

Melhores atletas do torneio

Além disso, os melhores atletas da competição foram Alessandro Borges Soares (Nipo Brasileira SMLER Araçatuba-SP), que venceu o arremesso do peso e ficou com a medalha de prata no lançamento do disco, e Amanda Miranda (Geração Atletismo Cianorte-PR), campeã dos 400m, dos 400m com barreiras e do revezamento 4x400m misto. Ambos ficaram muito felizes com a conquista. “Eu queria muito ganhar esse troféu”, afirmou Amanda. “Eu não imaginava que poderia levar o troféu de melhor, estou surpresa, mas muito feliz com a boa competição”, disse Alessandro. Confira todos os resultados do campeonato através deste link.

Assim, o Campeonato Brasileiro Sub-18 de atletismo é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com patrocínio do Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (SEEL), apoio da Universidade Tiradentes (Unit) e da Federação Sergipana de Atletismo (FSAt).

*Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo

Victor Fardin
Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa