Brasileiros medalham no 1° dia de Pan de atletismo sub-20

Taniele da Silva, Vanessa dos Santos, Aurélio Leite e a equipe mista de revezamento se destacaram neste 1° dia de Pan-Americano sub-20.

É do Brasil! Ocorreu nesta sexta-feira (4), o primeiro dia de disputas do Campeonato Pan-Americano de Atletismo Sub-20. O torneio está sendo realizado em Mayagüez, Porto Rico e conta com 20 atletas no total, sendo 11 homens e 9 mulheres. O destaque do dia entre os brasileiros ficou com Vanessa dos Santos, que conquistou a prata no salto em distância. Além disso, Aurélio Leite também obteve a prata no salto com vara, assim como a equipe mista de revezamento 1600m. Por fim, Taniele da Silva atingiu o bronze no arremesso de peso.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Arremesso de peso

A brasileira Taniele Rodrigues Jesus da Silva conquistou a primeira medalha do Brasil no torneio ao alcançar a marca de 14,16m no arremesso de peso. Ela ficou atrás apenas de duas atletas dos Estados Unidos, Mensi Stiff (16,70m) e Wisdom Williams (15,14 m). Paulista e residente de Pomerode, em Santa Catarina, Taniele é treinada por Odair Luiz dos Santos e nacionalmente compete pela Associação Pomerodense de Atletismo.

Salto em distância

Em sua segunda prova do dia, Vanessa Sena dos Santos conquistou a medalha de prata para o Brasil no salto em distância feminino. A paulista saltou para 6.17m, sendo superada apenas pela americana Avery Lewis, que aterrisou cinco centímetros mais longe. Completando o pódio, a também americana Morgan Davis conquistou o bronze ao marcar 5.99m. Além disso, Vanessa Santos também competiu nos 100m rasos. Nesta prova, a atleta ficou na quinta posição após correr para 12.04 segundos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Salto com Vara

Aurélio Leite representou bem o brasil no salto com vara e ficou em segundo lugar, conquistando a medalha de prata. Na prova, a altura máxima que o atleta conseguiu pular foi 4.90m. Nesse caso, a marca foi apenas 10 centímetros abaixo do medalhista de ouro da prova, Jack Mann dos Estados Unidos. Já o terceiro lugar ficou para Brenden Vanderpool, das Bahamas, que passou por cima da barra de 4.75m.

Revezamento misto

Ainda pela manhã, o Brasil conquistou mais uma medalha no Pan-Americano de atletismo. A equipe composta por Vinicius Galeno e Julia Ribeiro, de 18 anos e Camille de Oliveira e Elias dos Santos, de 19, completaram a prova de revezamento (1600m) em apenas 3 minutos e 24.23 segundos. O resultado se estabeleceu como o segundo tempo mais rápido entre os competidores. Por isso, a equipe brasileira conquistou a medalha de prata. Enquanto os Estados Unidos ocupou o topo do pódio com um tempo de 3 minutos e 18.07 segundos, a Jamaica cruzou a linha com 3 minutos 25.03 segundos, logo após o Brasil.

100m rasos

Antes de competir no salto em distância, a brasileira Vanessa dos Santos fez sua primeira prova do dia na qualificatória dos 100m rasos. Nela, a atleta ficou na quinta posição após correr para 12.04 segundos, se classificando entre as oito melhores para a final. Já na decisão, apesar do tempo mais enxuto de 11.84s, Vanessa se manteve na quinta posição e nao conseguiu garantir uma medalha.

Na categoria masculina, o paranaense de 19 anos, Renan Gallina competiu logo cedo nas classificatórias dos 100m rasos. Nesta prova, o atleta cruzou a linha de chagada em 10.81s. No entanto, o resultado nao foi suficiente para avançar à final.

400m com barreiras

Por fim, os 400m com barreiras contou com a presença de Amanda Miranda e Camille Oliveira no Pan-Americano de atletismo sub-20. Passando perto do pódio, Amanda marcou o tempo de 1 minuto e 0.27 segundos, o suficiente para ocupar o quarto lugar na classificação. No entanto, caso tivesse avançado pouco mais de dois segundos a brasileira de 17 anos alcançaria Allyria McBride, estadunidense medalhista de bronze da prova. Já a outra brasileira, Camille Oliveira, foi desqualificada e nao pode confirmar seu tempo.

Isabella Veloso
Como jornalista e atleta de tiro com arco, me vejo fascinada por contar histórias de como sonhos olímpicos se realizam. Vamos Brasil!

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa