Brasil conquista três ouros em Challengers europeus de atletismo

Lucineida Moreira, Jaqueline Beatriz e Izabela da Silva conquistaram medalhas de ouro para o Brasil nos challengers de Manchester e Oordegem

Neste sábado, 27, ocorreram duas das principais competições do Circuito Continental de Atletismo: os Challengers de atletismo em Manchester, no Reino Unido e Oordegem, na Bélgica. Em Manchester, as brasileiras Maria Lucineida Moreira e Jaqueline Beatriz Weber conquistaram o ouro nos 5.000 m e 800m, respectivamente. Já em Oordegem, a lançadora de discos Izabela da Silva também garantiu a bandeira verde amarela no topo do pódio.

Vale lembrar que esses eventos valem índices e pontos para o ranking mundial que definirá os atletas qualificados para o Campeonato Mundial de Budapeste, na Hungria, de 19 a 27 de agosto deste ano.

Challenger de Oordegem

Na Bélgica, Izabela da Silva foi o grande destaque entre os brasileiros. A atleta de lançamento de disco se consagrou campeã do Challenger de atletismo em Oordegem após bater a marca de 61,07 metros, conquistando a medalha de ouro. Sobre o índice, a diferença foi de mais de um metro de distância em relação ao da francesa Amanda Ngandu, segunda colocada. Em terceiro ficou Samantha Hall, da Jamaica, com 59,20m.

Além de Izabela, Vitória Rosa também teve uma boa performance. Na prova de 100 metros, a atleta correu para 11s44, conquistando o sexto lugar entre 101 competidoras. Além disso, Vitória também participou da prova de 200m, na qual teve uma leve queda no desempenho, ficando em oitavo com o tempo de 23s35.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Challenger de Manchester

No Challenger de atletismo de Manchester, Maria Lucineida Moreira, do Pinheiros (SP), venceu os 5.000 m, com 16:24.41, ficando à frente de duas britânicas: Tia Wilson (16:30.22) e Rebecca Flaherty (16:30.22). Atleta de grande potencial, a paraibana de 21 anos vem conseguindo ótimos resultados para o Brasil nas categorias de base e no adulto, como os dois títulos no Sul-Americano de Cross Country em 2022.

Já a outra medalha de ouro foi conquistada pela gaúcha, da cidade de Estrela, Jaqueline Beatriz Weber (AMO-RS). Ela venceu os 800 m, com 2:03.84. Harmilan Bains-Kaur, da Índia, ficou em segundo lugar, com 2:04.56, seguida da britânica Indienne King, com 2:05.56.

Nos 800 m masculino, Leandro Alves Prates, também do Pinheiros-SP como Lucineida, fez sua estreia em um circuito europeu e terminou em sexto lugar, com 1:50.04. Ademais, o pódio foi formado pelos britânicos Alex Botterill (1:47.58), David Locke (1:47.94) e Daniel Howells (1:48.41).

“A Lucineida foi bem, assim como a Jaqueline. Conversei com as duas e elas se sentiram bem na competição. Não consegui falar com o Leandro, mas o resultado não foi bom”, disse Clodoaldo Lopes do Carmo, treinador de Lucineida e Leandro.

Isabella Veloso
Como jornalista e atleta de tiro com arco, me vejo fascinada por contar histórias de como sonhos olímpicos se realizam. Vamos Brasil!

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa