Brasil leva 41 medalhas no Sul-Americano Sub-20 de atletismo

Nas provas de revezamento o time brasileiro medalhou em todas as disputas, garantindo a presença verde e amarela maciça neste Sub-20.

Neste domingo (21) ocorreram as últimas disputas do Campeonato Sul-Americano Sub-20 de Atletismo, em Bogotá, Colômbia. Mais uma vez, o Time Brasil conquistou medalhas e pôde encerrar a competição com a sensação de dever cumprido. Na final do revezamento masculino 4x400m, Vinícius Moura Galeno, Samuel Vinícius dos Santos, Vinícius de Brito e Elias Oliveira dos Santos fizeram o tempo de 3min11s70 e conquistaram a medalha de ouro. Além disso, no feminino da mesma prova, Amanda Miranda da Silva, Camille Cristina Oliveira, Júlia Aparecida Ribeiro e Maria Eduarda de Oliveira conquistaram a prata. Com isso, a seleção brasileira garantiu o pódio em todas as provas do revezamento do torneio.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Revezamento

Na prova de revezamento masculino 4x400m a promessa do atletismo brasileiro, Vinícius Galeno, conquistou a vantagem logo na primeira voltas, seguido por Samuel Vinícius dos Santos, Vinícius de Brito e Elias Oliveira dos Santos que garantiram a vitória brasileira com 3min11s70. Os colombianos ficaram com a medalha de prata, correndo para 3min14s71, seguidos do Equador, com 3min14s78.

Na mesma prova, porém, entre as mulheres o Brasil obteve o segundo lugar. Amanda Miranda da Silva, Camille Cristina Oliveira, Júlia Aparecida Ribeiro e Maria Eduarda de Oliveira completaram a prova em 3min42s08, apenas atrás da Colômbia, que obteve 3h39s08. Enquanto isso, a Argentina completou o pódio com o tempo de 3min52s10.

Prova 800m

Além disso, o Brasil também conquistou uma dobradinha nos 800m desde Sul-Americano Sub-20 com Gabriel Porfírio e Marco Túlio Gonçalves. Gabriel puxou a prova desde a largada, porém, perdeu a vantagem nos minutos finais após um sprint do argentino Uriel Rodrigo Muñoz, que levou o ouro, com 1min51s56, enquanto o brasileiro fez 1min52s14, garantindo a prata. Porém, o bronze também foi verde e amarelo! Marco Túlio Gonçalves correu para 1min52s71 e garantiu o terceiro lugar, subindo no pódio ao lado de Gabriel.

Nos 800m feminino, Luíse Rosa Braga fez sua melhor marca pessoal e garantiu o bronze com 2min12s17. O ouro ficou com a peruana Anita Yuceli Poma (2min06s69) e a prata com a colombiana Karol Dayana Mosquera (2min11s26). Já na prova de 200 m, Suellen Vitória da Silva conquistou a sua segunda medalha de prata na competição com 23s44 (1.5).

Lançamento de disco

Passando para o lançamento do disco, Alberto Rodrigues dos Santos Filho também conquistou neste domingo a segunda medalha do torneio. Primeiramente, ele conquistou o ouro na sexta (19) com arremesso do peso, e agora terceiro lugar, com 51.20 m no disco. Os colombianos Juan David Montaño e Hollman Villamizar ficaram com o ouro e a prata, com 55,76 m e 54,04 m, respectivamente.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Salto com Vara

Além disso, Izabella Lindolfo Neves garantiu a prata no salto com vara neste Sul-Americano Sub-20 de atletismo pulando 3,50 m, mesma marca das argentinas Carolina Scarponi, ouro, e Josefina Brunet, bronze. Ademais, no salto em altura Eron Araújo também assegurou a prata, com com 2,08 m.

Provas de distância

Já nas provas dos 3.000 m com obstáculos, o Brasil ficou com dois bronzes, com Gabriela Freitas Tardivo (12:05.37), no feminino, e com Vinícius de Almeida Thomaz (10:15.94), no masculino.

Isabella Veloso
Como jornalista e atleta de tiro com arco, me vejo fascinada por contar histórias de como sonhos olímpicos se realizam. Vamos Brasil!

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa