Danielzinho faz índice e é 4º colocado na Maratona de Hamburgo

Daniel do Nascimento faz grande prova e marca índice olímpico na Maratona de Hamburgo

Que prova! O brasileiro Daniel do Nascimento foi o quarto colocado na tradicional Maratona de Hamburgo, na Alemanha, neste domingo (23). Com o tempo de 2h07min06s, ele marcou índice olímpico para os Jogos de Paris 2024. Danielzinho foi o melhor não-africano da prova, terminando a quase três minutos do queniano Bernard Koech, que foi o vencedor.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Dono do recorde sul-americano da maratona, Daniel disputou sua primeira prova do ano. O atleta de 24 anos foi bem em sua estratégia e terminou a disputa em quarto lugar, ficando a 02min57s de Bernard Koech, vencedor com 02h04min09s – recorde da prova. Quênia, aliás, dominou o pódio, com Joshua Belet sendo medalhista de prata a 02h04min33s e Martin Kosgei ficando com o bronze a 02h06min18s.
+ Gabriel Medina e Filipe Toledo se enfrentam em Margaret River
+ Sada Cruzeiro bate Farma Conde e vai à final da Superliga
+ Gilmara do Rosário conquista o bronze na Copa do Mundo de paraciclismo
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Outros dois brasileiros também completaram a Maratona de Hamburgo. Johnatas de Oliveira foi o 14º colocado, com o tempo de 02h10min43s, enquanto Samuel do Nascimento terminou em 21º lugar, marcando 02h15min20s. Mais de quatro mil atletas se inscreveram para a prova masculina.

Classificação olímpica

Dessa forma, Daniel foi o melhor atleta não-africano da Maratona de Hamburgo. O seu tempo de 02h07min06s é mais de um minuto mais rápido do que o índice olímpico da prova (02h08min10s). Por isso, ele garantiu classificação para a Olimpíada de Paris 2024, naquela que poderá ser sua segunda participação no megaevento, caso confirmada.

Daniel do Nascimento se classificou para Tóquio-2020 ao fazer índice logo em sua primeira maratona disputada, em maio de 2021. Durante a Olimpíada, o brasileiro fez uma excelente prova e chegou a liderar, mas acabou passando mal e desistiu antes do fim. No ano passado, ele bateu o recorde sul-americano na Maratona de Seul, com 02h04min51s.

Apesar de ter feito o índice, a vaga de Danielzinho para Paris 2024 tem um asterisco. A maratona permite um total de 80 atletas nos Jogos Olímpicos. A partir de números extra-oficiais, 47 dessas vagas já foram preenchidas, mas a tendência é que o número limite seja ultrapassado até 30 de abril de 2024, quando o período para obtenção de índice será encerrado.

Assim, a definição das vagas olímpicas ficará por conta do ranking mundial entre aqueles atletas que obtiveram índice e Danielzinho pode ficar de fora da lista final. Sem considerar o maratonista, o Brasil tem 20 atletas já garantidos na Olimpíada de Paris 2024: 18 no futebol feminino, um no tiro esportivo (pistola de ar 10m masculino) e uma no surfe (Tatiana Weston-Webb).

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Paris 2024Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa