CBAt convoca 62 atletas para o Sul-Americano Sub-20 de Bogotá

O Brasil terá uma delegação forte, com 32 representantes na categoria feminina e 30 na masculina, na competição que será disputada na Colômbia de 19 a 21 de maio

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou nesta quarta-feira (19) uma lista de 62 atletas – 32 no feminino e 30 no masculino – para integrarem a seleção que representará o país no Campeonato Sul-Americano Sub-20, a ser realizado de 19 a 21 de maio, em Bogotá, na Colômbia. O Brasil busca manter a sua longa hegemonia na competição.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos, anunciou os nomes dos convocados ao vivo pela TV Atletismo Brasil, no YouTube. “Não quero colocar pressão em ninguém, muito pelo contrário, mas estou bem confiante no desempenho da seleção em função dos bons resultados obtidos em Cascavel”, disse Wlamir. “O Sul-Americano é um momento de o atleta crescer, brilhar e se firmar, sendo observados por olheiros de Universidades dos Estados Unidos.”

Critério de escolha

Os resultados do Campeonato Brasileiro Interclubes da categoria, disputado entre os dias 7 e 9 de abril, em Cascavel-PR, foram a base para a convocação dos atletas.

Além disso, o Ranking Brasileiro em cada prova individual – masculino e feminino –, no período de 1 de janeiro de 2023 a 9 de abril de 2023, também foi levado em conta.

No anúncio, o presidente da CBAt deu um destaque especial a Yuri Moreira Benites, indígena da etnia Guarani Kaiowá, convocado para o lançamento do dardo. O fato foi marcante por ocorrer neste dia 19 de abril, o Brasil comemora o Dia dos Povos Indígenas.

“Que os atletas façam o melhor por eles mesmos, pela família, treinadores, clubes e pelo Brasil. Sejam todos muito bem-vindos à seleção brasileira”, comentou Wlamir, que teve ao seu lado dos dois convocados – Helena Mees Valério e Samuel Costa Santana. Eles estão participando do Camping de Meio Fundo e Fundo Sub-20, que está sendo realizado de segunda (17) a sexta-feira (21). Assim, o evento ocorre no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, na cidade de Bragança Paulista-SP.

Fala dos atletas

“A expectativa é muito grande, espero fazer um bom resultado”, disse Helena, que, ao lado da sua irmã gêmea, Ana Mees, pretendem estudar no exterior.

Já Samuel Santana, campeão brasileiro dos 3.000 e dos 5.000 m, quer brigar por medalhas em Bogotá. “Sei que a altitude vai pegar (2.625 metros), mas o objetivo é fazer o melhor e terminar entre os três primeiros”, afirmou o atleta.

Por fim, um dos destaques da equipe é Renan Gallina, campeão brasileiro dos 100 e dos 200 m e que já está qualificado para o Campeonato Mundial Adulto. O torneio acontecerá na cidade de Budapeste, na Hungria, entre os dias 19 e 27 de agosto.

*Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo

Victor Fardin
Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa