Renan Gallina se destaca no início do Brasileiro Sub-20

No Centro Nacional de Treinamento em Atletismo, na cidade paranaense de Cascavel, o velocista quebrou duas vezes o recorde do evento nos 100 m; No feminino vitória de Tainara Mess

Renan Gallina (AA Maringá-PR) confirmou na tarde desta sexta-feira (7) a sua ótima fase na carreira e conquistou a medalha de ouro na prova dos 100 m, quebrando duas vezes o recorde do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-20 de Atletismo, que será disputado até domingo (9), no Centro Nacional de Treinamento em Atletismo, na cidade de Cascavel, no Paraná. Os campeões garantem qualificação para o Sul-Americano de Bogotá, na Colômbia, marcado para o período de 19 a 21 de maio.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Período da manhã

Primeiramente, no período da manhã, as gêmeas Helena e Ana Mees Valério (PM São José dos Pinhais-PR), juntamente com a gaúcha Luísa Monteiro de Almeida (Sogipa-RS) formaram o primeiro pódio, nos 3.000 m, da competição.
+ Brasil vence Canadá no Desafio Internacional de vôlei sentado
+ Flamengo vence o Atlético-MG pelo Brasileiro Sub-20
+ Martine e Kahena assumem a ponta do Troféu Princesa Sofía
+ Quatro atletas se destacam no final da Copa Brasil de Paraesgrima
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Além disso, Samuel Costa Santana (ECPG-SP) foi o primeiro campeão masculino, nos 3.000 m, com sua melhor marca pessoal – 8min42s68. Logo depois, Bruno Diego do Prado (Orcampi-SP) conquistou a medalha de prata com 8min44s06 e João Breno de Moraes Almeida (APADA-MT), a de bronze com 8min46s12.

Mais tarde, o público que foi ao estádio presenciou o ótimo desempenho de Renan, de 19 anos, que venceu a semifinal com o tempo de 10s19 (1.5) e depois ganhou ouro na final, com 10s23 (0.6). As duas marcas superaram o recorde anterior, de 10s30, que pertencia desde 2019 a Erik Cardoso. Na semifinal, o velocista paranaense ficou a apenas um centésimo de segundo do recorde brasileiro e sul-americano sub-20, que é de Paulo André Camilo de Oliveira, com 10s18, desde 2017.

Fala de Renan

“Estou muito surpreso pelos resultados porque esta é apenas a minha segunda prova no ano – corri antes o Estadual do Paraná, aqui mesmo em Cascavel. Mas me senti confiante, estava bem e a corrida saiu naturalmente”, comentou Renan, eleito o atleta revelação de 2022 no Prêmio Melhor do Ano do Atletismo, que está qualificado para os 200 m do Mundial Adulto de Budapeste, na Hungria, de 19 a 27 de agosto.

O atleta treinado por Sandra Regina Crul ainda vai disputar os 200 m em Cascavel. “Não coloco meta, gosto da naturalidade. No Estadual fiz 20s38, mas também será a minha segunda corrida do ano”, lembrou. Desde o ano passado, quando fez resultados relevantes, passou a treinar com mais intensidade e fez uma base forte, com treinos no Natal e Ano Novo. “Sinto uma pressão boa e tento transformar a emoção em força para a prova. Tenho treinado muito e acho que minha saída de bloco melhorou. E também consigo fazer melhor a estratégia de corrida”, completou o atleta que teve o apoio do pai Edivaldo, que é chef de cozinha, profissional da área de gastronomia, em Maringá.

Na final, Matheus Aparecido de Barros (AA Paranavaí-PR), destaque do salto em distância, ganhou a medalha de prata, com 10s53 (recorde pessoal), seguido de Lucas Gabriel Fernandes Antunes (UCA-SC), com 10s53.

Disputa no feminino

Por outro lado, nos 100 m feminino, Tainara Mess (AATI-SC) conquistou o bicampeonato brasileiro na prova. Ela completou a final em 11s72 (0.2). Aos 18 anos, treina com Cleison Ariel Back, em Santa Catarina. “Essa vitória foi um alívio. Estou muito feliz porque voltei para o heptatlo e tinha deixado os treinos específicos para os 100 m um pouco de lado. Nossa, que feliz! Esse resultado aumenta a minha confiança para o heptatlo”, comentou a velocista, que foi campeã brasileira sub-18 no heptatlo em 2021. “No cenário mundial, a disputa dos 100 m é muito dura. Eu faço bem várias provas, como os saltos em distância e em altura e as barreiras”.

Suellen Vitória Silva de Sant’Anna (Associação Fortes e Velozes-RJ) levou a prata, com 11s90, seguida de Vanessa Sena dos Santos (A.D. Centro Olímpico), com 11s91.

Nos 400 m com barreiras, Camille Cristina de Oliveira (Barra Bonita-SP) confirmou seu favoritismo. Aos 19 anos, a atleta que conseguiu o recorde pessoal na semifinal dos 400 m na semifinal (55s04), treina com Geneciano Pereira. Camille ganhou o ouro, com 58s62. “Foi uma boa prova, fiz o esperado em função dos treinamentos que estamos fazendo. Estava focada para o Brasileiro e fiquei satisfeita com a marca, mesmo sabendo que posso melhorar”, disse a corredora, que foca agora a disputa do Sul-Americano e quer bater os recordes de Tiffani Marinho, nos 400 m (52s85) e de Chayenne Pereira, nos 400 m com barreiras (56s72).

Amanda Miranda da Silva (Geração Atletismo Cianorte-PR) foi a vice-campeã, com 59s82, enquanto Maria Eduarda Lourenço Chagas (Corville-SC) terminou em terceiro lugar, com 1min03s36.

Outros campeões do Brasileiro Sub-20

Além disso, na prova masculina dos 400 m com barreiras, o campeão foi Vinícius de Brito (ACARISUL-SC), com a marca de 53s01, recorde pessoal. Samuel Vinícius dos Santos (ABDA-SP) ficou com a prata (53s23) e João Victor Alves (Clube Espéria-SP), em terceiro (54s18).

Vinícius de Brito, de 17 anos, treina com Jefferson Bagatolli, em Rio do Sul. “Eu estava bem confiante, vinha de bons treinos, de Estaduais e festivais. Estou feliz, mas sei que a gente pode mais”, afirmou o atleta, qualificado para disputar o Brasileiro Escolar, em agosto, no Rio de Janeiro.

Outros campeões da tarde desta sexta-feira foram Agnys Eduarda Ribeiro dos Santos (FECAM/ASSERCAM-PR), com 49s84, no martelo feminino; Henrique dos Santos Guse (APA/SECEL Jaraguá do Sul-SC) no martelo masculino, com 63,22 m; e Gabrielly Cristina dos Santos (FECAM/ASSERCAM), nos 10.000 m feminino de marcha atlética (48min25s87).

A abertura oficial da competição foi feita pelo vice-prefeito Renato Silva e o presidente da Fundação Municipal de Esporte de Cascavel (FMEC) Edson Queiroz, dizendo que a cidade é engajada no esporte e o evento é “um exemplo para as crianças”. O presidente do Conselho de Administração da CBAt Wlamir Motta Campos agradeceu a parceria inédita com o município, que está fornecendo 1.800 refeições diárias para os atletas e treinadores dos 128 clubes participantes.

(Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo)

Victor Fardin
Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa