Corrida de São Silvestre recebe homenagem da World Athletics

O reconhecimento foi feito pela principal organização mundial de atletismo

A quase centenária Corrida Internacional de São Silvestre segue quebrando barreiras. O evento idealizado pelo jornalista Cásper Líbero, em 1925, ganha cada vez mais força com o passar dos anos. Dessa forma, com o tempo, ele está se consolidando como o principal evento do gênero no País e na América Latina. Seu prestígio e importância fica evidente com a grande procura, tornando-se uma meta para atletas de todos os estados do Brasil e também do exterior.

Prestes a realizar sua 97ª edição, dia 31 de dezembro, a São Silvestre obteve o reconhecimento mundial sendo homenageada pelo órgão maior do atletismo, a World Athletics, sediada em Mônaco, com a Placa de Patrimônio Mundial do Atletismo. A Prova une-se, dessa forma, a um seleto e relevante grupo de eventos, cidades, personagens e lendas que contribuem para o desenvolvimento e crescimento da modalidade em todo o planeta.

Criada em 2018, a homenagem celebra e une competições atléticas icônicas e históricas. Até hoje, a organização concedeu cerca de 70 placas em seis continentes. No Brasil, além da São Silvestre, também foi agraciado o campeão olímpico do salto triplo Adhemar Ferreira de Silva.

A Placa do Patrimônio Mundial do Atletismo se propõe a reconhecer uma contribuição notável para a história mundial e desenvolvimento do atletismo. Assim, um painel oficial de especialistas, seis historiadores de cada área continental, consultados pela World Athletics, são quem fazem o processo de seleção.

O design da placa foi definido por um concurso internacional entre dezembro de 2018 e março de 2019. O vencedor foi o brasileiro Fernando Silva, 27 anos, morador e corredor da cidade de Manaus. O oval principal do design representa o esporte “global” do atletismo, enquanto a cor dourada do anel representa a “excelência”. As seis cores modernas e brilhantes que cercam o principal oval dourado representam a “universalidade” e a diversidade do atletismo.

Sobre a São Silvestre

Do mesmo modo, além do reconhecimento internacional da World Athletics, a Corrida de São Silvestre recebeu nesta semana o Selo Ouro e o Permit da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

A entrega de kit do evento será entre os dias 27 e 29 de dezembro, das 9h às 20h, e no dia 30, das 9h às 17h. O endereço é o Palácio das Convenções do Anhembi – Hall Nobre (Av. Olavo Fontoura, 1.209, acesso pela entrada do Auditório Elis Regina, em Santana, SP).

A programação completa da São Silvestre no dia 31 começará a partir das 7h25min, com a largada da categoria Cadeirantes. Em seguida, às 7h40min, será a vez da Elite feminina. A partir das 8h05min terão início as categorias Elite masculina, Pelotão Premium, Cadeirantes com Guia e Pelotão Geral.

A 97ª Corrida Internacional de São Silvestre é uma propriedade da Fundação Cásper Líbero, realização do Portal GazetaEsportiva.com, promoção da TV Gazeta, transmissão das TVs Gazeta e Globo, com organização técnica da Yescom. O patrocínio é de Comgás, Dorflex, Café 3 Corações, NewOn, Assaí, Drogaria São Paulo e Smart Fit. Além disso, há o apoio de Cosan, Montevérgine, Dois Cunhados, Movida, Mantiqueira Brasil, Bendita Cânfora, Comfort Nova Paulista, Joma, Itambé e Movimento Plástico Transforma. A Prova tem apoios especiais do Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura da Cidade de São Paulo, Secretaria de Esportes e Lazer da Cidade de São Paulo e Secretaria de Turismo da Cidade de São Paulo.

Colaboração OTD

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa